O Comitê de Operações Especiais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) decidiu pela retomada das cirurgias e consultas eletivas, desde essa quarta-feira (9) nesta quarta-feira (9) nos estabelecimentos públicos e privados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí. Inicialmente, apenas 30% da capacidade de cirurgias serão atendidas e 50% de consultas e exames.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), os atendimentos não serão realizados em livre demanda, mas por meio da fila de espera de regulação e agendamento prévio. O crescimento na taxa de atendimentos será feito de forma gradativa, aumentando a capacidade de 15 em 15 dias, conforme a diminuição dos casos de Covid-19 no Estado.
Os atendimentos devem respeitar algumas regras, para evitar disseminação do coronavírus. Em consultas eletivas, os pacientes devem chegar com antecedência e deixar o local imediatamente após atendimento. Os pacientes não poderão receber visitas durante internações e período de recuperação, apenas em casos necessários, para evitar a circulação de pessoas nos hospitais.
“Pedimos à população cautela nesta retomada, evitando levar acompanhantes para as consultas e só utilizando dos mesmos em casos necessários como crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e pacientes com baixa capacidade de locomoção”, explicou Florentino Neto.
Fonte: G1 PI
- Casal de idosos é morto a facadas dentro de casa em Araripina; suspeito foi preso pela Polícia Militar - 23 de outubro de 2025
- Motorista morre após colidir contra muro na zona rural de Picos - 13 de outubro de 2025
- Mulher é morta em Simões e ex-companheiro é apontado como principal suspeito - 28 de setembro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial



