O governador Wellington Dias (PT) anunciou a criação de uma rede integrada do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Piauí para combater queimadas. O Projeto de Integração foi discutido durante reunião com representante dos órgãos nesse domingo (11).
Somente este ano foram registradas 1.261 ocorrências de incêndios no Piauí, que exigiram atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Com o aumento das queimadas, esses órgãos perceberam a necessidade de trabalhar de forma cada vez mais integrada com os municípios.
Para o governador e presidente do Consórcio Nordeste, a intenção é implantar a rede integrada de Bombeiros e Defesa Civil também em um Plano Nordeste. A integração, segundo ele, traria maior eficiência, menos custos e maior velocidade de ação.
“No Consórcio Nordeste espero integrar as equipes, tecnologia e equipamentos dos nove estados para uma força-tarefa de combate aos incêndios, que são um problema para toda a nossa região”, declarou.
Descentralização dos Bombeiros
Outra estratégia adotada será a descentralização dos serviços do Corpo de Bombeiros para otimizar as operações de combate a incêndio. Neste processo de descentralização terá uma unidade piloto em Piripiri e há uma ordem de serviço assinada para unidade na região sul de Teresina.
O governador anunciou que vem trabalhando estratégias para ampliar a formação de pessoas qualificadas nos municípios para atuar em situação de emergência. A estratégia deve envolver as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Ambiental.
Fonte: G1 PI
- Bolsonaro fica inelegível até 2060 após fim de processo no STF - 25 de novembro de 2025
- Casal de idosos é morto a facadas dentro de casa em Araripina; suspeito foi preso pela Polícia Militar - 23 de outubro de 2025
- Motorista morre após colidir contra muro na zona rural de Picos - 13 de outubro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial



