PI NewsPI News
  • Página Inicial
  • Municípios
  • Piauí
  • Mundo
  • Polícia
  • Economia
  • PI Tv
  • Baixe Nosso App
  • Fale Conosco
Notificação Mostre mais
Últimas notícias
Detran-PI fixa valor de exame médico e psicológico e limita cobrança a R$ 180
Piauí
Jovem de 22 anos é morto a tiros no interior do Piauí; polícia investiga disputa entre facções
Piauí Polícia
GENTE EM EVIDÊNCIA | O conceituado professor Edelson Silva e sua esposa, Mônica Macedo, celebram o 1º aninho de sua filha Maria Ísis
Entretenimento Francisco Macêdo Municípios Padre Marcos Piauí Simões Vila Nova do Piauí
Coração de menina que morreu em acidente no PI é transplantado em bebê no CE
Geral
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Economia Geral
aa
PI NewsPI News
aa
  • Baixe Nosso App
  • Siga-nos No Instagram
  • Curta Nossa Página
  • PI Tv
Procurar
  • Página Inicial
  • Municípios
  • Piauí
  • Mundo
  • Polícia
  • Economia
  • PI Tv
  • Baixe Nosso App
  • Fale Conosco
Siga-nos
© 2019 - 2023 PI News. Todos os direitos reservados. Implementação, Estilização CSS e Manutenção Breno Luis
PI News > Educação > Conselho autoriza escolas a estenderem aulas para 2021 e usarem sábado como dia letivo
EducaçãoGeral

Conselho autoriza escolas a estenderem aulas para 2021 e usarem sábado como dia letivo

PI News
Ultima atualização: 2021/01/06 at 11:51 AM
Por PI News
Compartilhar
4 leitura mínima
Compartilhar
Foto: Reprodução
FacebookWhatsAppEmail

O Conselho Estadual de Educação (CEE-PI) emitiu nota técnica para orientar as redes e instituições de ensino do estado do Piauí quanto ao encerramento do ano letivo de 2020, incluindo a possibilidade de usar os sábados como dia letivo, considerando o ano atípico, em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19. Entre as novas medidas está o das escolas estenderem as aulas para 2021, usando o modelo híbrido e que o aluno, que obteve notas baixas, poderá fazer duas séries ao mesmo tempo este ano. Os pais podem fazer opção de aulas presenciais ou remotas. 

A nota trabalha com a sugestão de “estender o ano letivo 2020 para o início do ano civil de 2021 com aumento da carga horária diária e utilização de sábados letivos, por exemplo”. Outra alternativa é “programar atividades não presenciais de forma concomitante ao período de aulas presenciais, quanto autorizado o retorno”. 

Além disso, a nota também orienta “reordenar a programação curricular, aumentando, por exemplo, os dias letivos e a carga horária do ano letivo de 2021, para cumprir, de modo contínuo, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos no ano letivo anterior. Seria uma espécie de ‘ciclo emergencial’”.

A nota técnica tem base nas normativas aprovadas no Conselho Estadual de Educação do Piauí e no Conselho Nacional de Educação. VEJA NOTA TÉCNICA

A presidente do CCE-PI, a conselheira Gildete Milu Sousa, comenta que as escolas, pela lei, possuem a obrigatoriedade de cumprir as 800 horas de aula anual, mas os 200 dias letivos podem ser flexionados.

“Estamos prevendo a utilização dos sábados para as escolas da rede pública e da rede particular estender a carga hora, os dias letivos, para atender os dois anos (2020 e 2021). Usar os sábados para complementar o que faltou em 2020 para regularizar o ano de 2022”. 

A ideia é fazer com o que ano letivo de 2020 – das escolas que não conseguiram concluir no referido ano – seja finalizado em 2021, com previsão do ano letivo de 2021 seja iniciado e encerrado dentro do mesmo ano para, de fato, iniciar e encerar o ano letivo 2022 de forma regular. 

Muitas escolas, principalmente da rede particular, conseguiram encerrar o ano letivo de 2020 no mesmo ano civil. A rede municipal de Teresina tem previsão de encerrar o ano letivo de 2020 no dia 03 de fevereiro de 2021, com início do ano letivo subsequente no dia 18 de fevereiro. 

O CCE-PI orienta que “a organização pedagógica, os procedimentos metodológicos, os recursos educacionais e a forma de avaliação são diversos e devem ser adotados com a flexibilidade necessária às diferentes características e realidade das escolas”.

As orientações desta “Nota Técnica serão voltadas aos assuntos mais recorrentes nas correspondências recebidas no CEE/PI, tais como: 

  • reposição de aulas, 
  • cômputo das horas-aulas para encerramento do ano, 
  • critérios de avaliação para estudantes que não acompanharam plenamente as aulas remotas e registro da vida escolar dos estudantes do ano de 2020.


O Conselho acrescenta que a “nota técnica não pretende esgotar todas as dúvidas e incertezas decorrentes da gestão do ano letivo durante o período da Pandemia da Covid-19, mas possibilitar a reflexão e o protagonismo das escolas, que com flexibilidade e inovação, encontrarão a melhor forma de gestão pedagógica e promoção dos direitos de aprendizagem dos seus estudantes”.


Fonte: Carlienne Carpaso/ Cidade Verde

  • Sobre
  • Últimos Posts
PI News
PI News
Veículo de Comunicação da Região de Picos
PI News
Últimos posts por PI News (exibir todos)
  • GENTE EM EVIDÊNCIA | O conceituado professor Edelson Silva e sua esposa, Mônica Macedo, celebram o 1º aninho de sua filha Maria Ísis - 24 de fevereiro de 2026
  • EUA confirma ataque à Venezuela e captura de Nicolás Maduro - 3 de janeiro de 2026
  • Jovem morre em acidente de motocicleta na PI-243, entre Padre Marcos e Belém do Piauí - 14 de dezembro de 2025

Siga-nos no Instagram @pinewsoficial

TAGGED: 2021, aulas, Autoriza, como, conselho, dia, Escolas, estenderem, letivo, Pará, Sábado, usarem
PI News 6 de janeiro de 2021
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Link de cópia Imprimir
Por PI News
Seguir:
Veículo de Comunicação da Região de Picos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *






Postagens Relacionadas

Geral

Coração de menina que morreu em acidente no PI é transplantado em bebê no CE

Por Benta Josefa
EconomiaGeral

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Por Benta Josefa
EducaçãoGeral

Fies: pré-selecionados devem complementar inscrição até esta terça

Por Benta Josefa
Facebook Twitter Pinterest Youtube Instagram
Nota Informativa

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Portal PI News. Os demais, não representam necessariamente a opinião desse veiculo, meio de comunicação e são de plena e total responsabilidade de seus autores.

Fale Conosco
contato@pinews.com.br
+55 89 99773547


© 2019 – 2024 PI News. Todos os direitos reservados. Implementação, Estilização CSS e Manutenção Breno Luis

Baixe Nosso App Disponível na Google Play
Baixe Nosso App Disponível na Google Play Store

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?