PI NewsPI News
  • Página Inicial
  • Municípios
  • Piauí
  • Mundo
  • Polícia
  • Economia
  • PI Tv
  • Baixe Nosso App
  • Fale Conosco
Notificação Mostre mais
Últimas notícias
Médico morre após colisão entre motocicletas no Piauí
Piauí
Colisão frontal entre motocicletas deixa duas pessoas mortas no Piauí
Piauí
Adolescente de 17 anos morre afogado ao tentar atravessar barragem no interior do Piauí
Piauí
Paciente e médico se acusam de agressão após confusão em hospital no Piauí
Piauí Polícia
Carreta com ração tomba próximo a penitenciária e deixa dois feridos no interior do Piauí
Piauí
aa
PI NewsPI News
aa
  • Baixe Nosso App
  • Siga-nos No Instagram
  • Curta Nossa Página
  • PI Tv
Procurar
  • Página Inicial
  • Municípios
  • Piauí
  • Mundo
  • Polícia
  • Economia
  • PI Tv
  • Baixe Nosso App
  • Fale Conosco
Siga-nos
© 2019 - 2023 PI News. Todos os direitos reservados. Implementação, Estilização CSS e Manutenção Breno Luis
PI News > Piauí > PF apura suspeita de desvios e fraude em documentos da saúde e educação em município do Piauí
PiauíPolícia

PF apura suspeita de desvios e fraude em documentos da saúde e educação em município do Piauí

PI News
Ultima atualização: 2023/03/23 at 11:09 AM
Por PI News
Compartilhar
3 leitura mínima
Compartilhar
Foto: Reprodução
FacebookWhatsAppEmail

A Polícia Federal do Piauí deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Sindicância para cumprir mandados de busca e apreensão para apurar suspeitas de desvios de recursos públicos de origem federal, da saúde e da educação, no município de Santa Rosa do Piauí, 280 km ao Sul de Teresina. O g1 tentou e ainda não conseguiu contato com a prefeitura do município.

Contents
CGU identificou débitos do FundebRepasses, fraude em documento e informações falsas

Os desvios, segundo a PF, ocorreram entre os anos de 2018 e 2020, totalizando cerca de R$ 700 mil, e o suspeito, não identificado pela PF, não teria vínculo empregatício com a Prefeitura. Os valores foram desviados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e Fundo Municipal de Saúde (FMS).

A ação de hoje visa identificar agentes públicos e pessoas que possam ter participado do esquema e se a prática criminosa se repetiu em outros municípios da região.

Os envolvidos poderão responder por crimes contra a administração pública como peculato (quando o funcionário público, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro) e inserção de dados falsos em sistema de informações.

Para dar seguimento às investigações, os policiais federais foram mobilizados para o cumprimento de dois mandados judiciais de busca e apreensão em endereços na cidade de São João do Piauí, 280 km ao Sul de Santa Rosa do Piauí.

Os dois foram expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção da Justiça Federal de Floriano. As buscas contam ainda com a participação da Controladoria Geral da União.

CGU identificou débitos do Fundeb

A investigação se deu a partir de relatório da CGU-PI, em que foram identificados diversos débitos na conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do município de Santa Rosa do Piauí com destino a uma conta poupança particular no ano de 2019.

Os débitos, conforme o relatório, não estavam acompanhados de documentos comprobatórios que justificassem as transações, o que levou à instauração de sindicância administrativa pela Prefeitura de Santa Rosa para apurar os fatos, além da análise detalhada das contas públicas por parte da CGU.

Repasses, fraude em documento e informações falsas

No decorrer da investigação, foram detectados outros repasses indevidos realizados por meio de contas gestoras dos recursos públicos do Fundeb e do Fundo Municipal de Saúde (FMS) para a conta poupança do investigado, pessoa sem vínculo empregatício formal ou contratual com o município, totalizando o valor de R$ 702.185,44.

Além disso, foi detectada adulteração de documentos e inserção de informações falsas nas prestações de contas do referido município, enviadas ao TCE/PI de forma a esconder que recursos das contas do Fundeb e do FMS foram transferidos indevidamente para conta pessoal.

Fonte: G1 PI

  • Sobre
  • Últimos Posts
PI News
PI News
Veículo de Comunicação da Região de Picos
PI News
Últimos posts por PI News (exibir todos)
  • GENTE EM EVIDÊNCIA | O conceituado professor Edelson Silva e sua esposa, Mônica Macedo, celebram o 1º aninho de sua filha Maria Ísis - 24 de fevereiro de 2026
  • EUA confirma ataque à Venezuela e captura de Nicolás Maduro - 3 de janeiro de 2026
  • Jovem morre em acidente de motocicleta na PI-243, entre Padre Marcos e Belém do Piauí - 14 de dezembro de 2025

Siga-nos no Instagram @pinewsoficial

TAGGED: apura, da, de, desvios, documentos, Educação, Em, emmunicípio, fraude, PF, Piauí, saúde, suspeita
PI News 23 de março de 2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Link de cópia Imprimir
Por PI News
Seguir:
Veículo de Comunicação da Região de Picos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *






Postagens Relacionadas

Piauí

Médico morre após colisão entre motocicletas no Piauí

Por Benta Josefa
Piauí

Colisão frontal entre motocicletas deixa duas pessoas mortas no Piauí

Por Benta Josefa
Piauí

Adolescente de 17 anos morre afogado ao tentar atravessar barragem no interior do Piauí

Por Benta Josefa
Facebook Twitter Pinterest Youtube Instagram
Nota Informativa

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Portal PI News. Os demais, não representam necessariamente a opinião desse veiculo, meio de comunicação e são de plena e total responsabilidade de seus autores.

Fale Conosco
contato@pinews.com.br
+55 89 99773547


© 2019 – 2024 PI News. Todos os direitos reservados. Implementação, Estilização CSS e Manutenção Breno Luis

Baixe Nosso App Disponível na Google Play
Baixe Nosso App Disponível na Google Play Store

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?