A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou o resgate de 63 pássaros silvestres que estavam sendo transportados ilegalmente na BR-316, em Picos, nesta segunda-feira (3). Os animais estavam em malas levadas por um ônibus interestadual que havia saído de Brasília (DF) com destino a cidade de Patos, na Paraíba.
Durante o procedimento de fiscalização ao veículo, os agentes da PRF encontraram duas bolsas nos últimos assentos do veículo, que pertencia a um passageiro de 57 anos. Ao revistar o material, foram encontrados os pássaros silvestres da espécie ‘canário da terra’ sem a devida documentação necessária.
De acordo com a legislação, é proibido manter em cativeiro espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Além disso, os policiais constataram que as aves estavam em situação de maus-tratos, sendo transportadas em condições precárias.
Questionado sobre a origem dos pássaros, o homem informou que eram seus e que os havia adquirido na cidade de Ceilândia (DF), pelo valor de R$ 10,00 cada. Alegou ainda que soltaria os pássaros ao chegar em Patos.
Após constatar as irregularidades, o homem foi encaminhado para a Delegacia de Picos, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecer ao Juizado Especial e responder pelos seus crimes de matar. Todas as aves foram soltas posteriormente.
Fonte: Breno Moreno/ Cidade Verde/ Com informações da PRF
- EUA confirma ataque à Venezuela e captura de Nicolás Maduro - 3 de janeiro de 2026
- Jovem morre em acidente de motocicleta na PI-243, entre Padre Marcos e Belém do Piauí - 14 de dezembro de 2025
- Bolsonaro fica inelegível até 2060 após fim de processo no STF - 25 de novembro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial



