Mais de 1,3 tonelada de pescado transportada de forma irregular foi apreendida, por volta das 11h30 desta sexta-feira (4), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-343, no município de Piripiri, no Norte do Piauí.
Conforme a PRF, dois ônibus que haviam saído de Parnaíba, com destino à Brasília, no Distrito Federal, transportavam o alimento considerado impróprio para consumo.
O primeiro ônibus abordado continha aproximadamente 250 a 300 kg de camarão e patas de caranguejo. Os alimentos estavam acondicionados sem refrigeração e sem a documentação sanitária exigida para o transporte de alimentos perecíveis.
Logo após, em outra abordagem, as equipes fiscalizaram um segundo ônibus que carregava cerca de uma tonelada de pescado, incluindo camarão e manjuba, transportados em condições semelhantes.
🗎 Quais documentos exigidos? Para o transporte de alimentos perecíveis é necessário portar notas ficais dos produtos, certificados sanitários e de exportação, caso necessário, e averbações de cargas. Além disso, é necessário que os veículos responsáveis pelo transporte possuam o Certificado de Vistoria emitidos pela Vigilância Sanitária.
Ambos os carregamentos estavam em desacordo com as normas da vigilância sanitária. A ausência de controle de temperatura e certificação de origem apresentam, segundo a PRF, riscos diretos à saúde pública.
O pescado foi apreendido pelos agentes e descartado de modo adequado.
Fonte: G1 PI
- Motociclista morre após colisão frontal com carreta no Piauí - 13 de outubro de 2025
- Menina de 3 anos fica presa às ferragens após caminhão tombar no Piauí - 13 de outubro de 2025
- Avô é preso por estupro de neto de 2 anos no Piauí; suspeito foi agredido após filha denunciar crime - 9 de outubro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial