Foto: Reprodução
Funcionários de uma funerária foram flagrados queimando os equipamentos de proteção individual (EPIs) na porta de um cemitério após enterrar de um idoso de 79 anos, vítima da Covid-19. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (8), no município de União, a 59 km de Teresina.
A Prefeitura de União disse que não foi informada sobre a realização do enterro. Em nota, ela informou que realizará uma reunião nesta quarta-feira (10) com representantes das funerárias do município e das secretarias municipais de Saúde e Obras, para reforçar a adoção de um protocolo para os enterros no período da pandemia, tendo em vista que os procedimentos vêm ocorrendo sem o conhecimento da prefeitura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/r/e/UqgAg9Q8m4ila8KI68TA/epis-queimados.jpg)
Segundo o diretor comercial da agência funerária, João Tadeu, a empresa tem convênio com a prefeitura do município. Ele revelou que a família da vítima contratou a filial em União para fazer o traslado do corpo do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, até o cemitério.
Ao G1, o diretor garantiu que todos os protocolos indicados pela Vigilância Sanitária foram devidamente seguidos. Contudo, ele confirmou que o descarte dos EPIs foi incorreto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/W/V/EBL4UKSEAEWlReIHwJIg/cemiterio-uniao.jpg)
“Sem malícia, eles tiraram os EPIs e queimaram porque o material deve ser descartado. Só não deveriam ter queimado ali, mas seguimos todas as recomendações para combater qualquer contaminação pelo vírus. Eles utilizam carro adaptado, macacões, máscaras, protetor de pés, botas e luvas. Quando chegam, o carro é dedetizado e a roupa é desinfectada”, declarou.
Nota na íntegra da Prefeitura de União
A Prefeitura de União informa que não foi comunicada por parte da funerária responsável em relação à realização do referido enterro. Nesta quarta-feira (10), às 10h, na sede da Secretaria de Obras, será realizada uma reunião com representantes das funerárias de União e representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Obras, para reforçar a adoção de um protocolo para os enterros no período da pandemia, tendo em vista que os procedimentos vêm ocorrendo sem o conhecimento da Prefeitura.
No caso, as famílias tratam direto com as funerárias, as quais são responsáveis por seguirem as normas de higienização orientadas pelos órgãos de saúde. Contudo, para aquelas que necessitam do amparo municipal, a Secretaria de Obras está à disposição para auxiliar nos procedimentos em relação ao enterro.
Fonte: G1 PI
- Foragido por homicídio na Bahia é preso durante o próprio julgamento on-line em Simões - 6 de agosto de 2025
- Homem atira duas vezes na companheira e é preso com armas em Curral Novo do Piauí - 29 de julho de 2025
- Criança de 8 anos morre após pai perder controle de caminhão em Isaías Coelho - 9 de julho de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial