Estudantes piauienses são finalistas da Olimpíada de História do Brasil

Foto: Reprodução

Os estudantes piauienses da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada no município de Regeneração, estão na final da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Unicamp.

A Olimpíada iniciou sua primeira fase em maio com a participação de mais de 10 mil equipes de todo o Brasil, sendo 195 equipes piauienses. O Piauí contará com quatro equipes na última fase e entre os finalistas está a equipe “Analistas”. A participação das estudantes é organizada sob orientação de um professor, sendo cada equipe composta por três alunos.

A Olimpíada de História é composta de seis fases classificatórias e a sétima fase finalista, em que cada fase dura uma semana e as equipes se reúnem para analisar e responder questões e realizar tarefas em cada fase. O excelente desempenho na 13ª edição da ONHB permitiu que a equipe Analistas, composta pelas alunas da 1ª série do Ensino Médio, Maria Luisa Vasconcelos da Conceição Silva, Ana Letícia Eustórgio Guedes e Maria Luisa Batista de Oliveira, orientadas pelo professor e diretor Ismael Lima, alcançasse a participação na grande final.

Elas trabalharam temas gerais sobre história do Brasil e interdisciplinaridade com outros temas envolvendo geografia, literatura, urbanismo e atualidades. O subtema envolveu preconceito racial, gênero, a pandemia do coronavírus e o processo de emancipação política envolvendo a independência do Brasil.

Entre as tarefas, os alunos produziram conteúdos relacionados a imagens históricas, transcrição de documentos antigos selecionados pelos alunos e montaram uma exposição sobre o bicentenário da Independência Brasileira, que será trabalhado em 2022.

O orientador explicou que as fases exigiram diversas reuniões durante a semana para análises e resoluções de questões e tarefas. “A escola inscreveu seis equipes para a Olimpíada e trabalhou na preparação dos estudantes de 3 horas por dia, com aulas e estudos por meio de aplicativos e reuniões virtuais via Google Meet. Em virtude da pandemia, as equipes se alternavam em reuniões presenciais para discutir a fase com o orientador e se reuniam em encontros virtuais para alcançar os objetivos da fase de realizarem as diversas tarefas. Após seis longas fases, repletas de desafios, superação, muito aprendizado a equipe Analistas da escola Alberto Leal Nunes faz parte desse grupo que representará nosso Estado na final”, comentou Ismael Lima.

Final
Segundo a organização da ONBH, caso a grande final seja realizada de forma on-line devido à pandemia, a prova será aplicada entre 13 e 17 de agosto e a cerimônia de premiação ocorrerá dia 29 de agosto. Caso seja presencial, a prova será realizada dia 14 de agosto e a premiação no dia 15 de agosto.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A ONHB é aberta para professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo país. Ao todo, são realizadas seis etapas on-line com questões de múltipla escolha e realização de tarefas.

Fonte: Cidade Verde

Siga-nos no Instagram @pinewsoficial
Inscreva-se em Nosso Canal

Deixe um Comentário

Loading Facebook Comments ...