Foto: Reprodução/TV Clube
Em Picos, 17 pesquisadores entraram em quarentena no município, nesta quinta-feira (14), após terem chegado do Maranhão. O estado vizinho ao Piauí é o terceiro com maior número de casos de coronavírus do país. Até o momento já registrou 470 óbitos pela doença e 9801 infectados.
De acordo com Vigilância Sanitária da cidade, os pesquisadores foram contratados pelo IBOPE Inteligência para mapear o coronavírus em alguns municípios do país, e o isolamento de quem vem de fora do estado é uma exigência do Governo do Piauí.
O G1 procurou o IBOPE, que confirmou a cidade de Picos como uma das 133 cidades nas quais seria realizada a pesquisa sobre sobre COVID-19 nesta quinta e sexta-feira (15).
A quarentena é uma das medidas determinadas em decreto pelo governo do Piauí, na qual qualquer pessoa vinda de outro estado deve ficar em isolamento por, no mínimo, sete dias.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Lúcia Neiva, explicou que os profissionais foram levados para um hotel para cumprir o isolamento social e, nos próximos dias, vão realizar os testes da Covid-19.
“Eles vieram em um ônibus que trouxe pesquisadores para realização de testes para fazer uma amostragem de infectados pelo coronavírus em Picos. A coordenação de Vigilância Epidemiológica vai realizar os testes nos pesquisadores. Se der negativo, a Sesapi liberando, nós liberamos também”, explicou Lúcia Neiva.
Segundo a coordenadora, os profissionais a pesquisa pretende entender melhor a situação da Covid-19 em vários municípios do país. “Eles passaram por uma capacitação, e o IBOPE conseguiu a autorização para que o grupo pudesse fazer a pesquisa em alguns bairros”, destacou.
Fonte: G1 PI
- Morre papa Francisco aos 88 anos, diz Vaticano - 21 de abril de 2025
- Três jovens morrem após veículo que vinha de Campos Sales a Cansanção em São Julião capotar na BR-230; outros 3 foram socorridos em estado grave - 17 de abril de 2025
- Homem morre em grave acidente de moto em frente ao Vidal de Freitas em Picos; veja vídeo - 13 de abril de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial