Testes da Covid-19 — Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Criminosos invadiram e furtaram 480 testes para Covid-19 da sede do Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem, no bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina. Segundo o diretor João Batista Mendes Teles, a câmera de segurança registrou dois bandidos encapuzados e com uma mochila chegando em um carro, por volta das 0h20 de sexta-feira (29).
“Eles fizeram um furo no muro, arrombaram a janela do Instituto e tiveram acesso a uma sala utilizada para testagem das equipes que participam da coleta de dados. O local também serve para distribuição dos equipamentos de proteção”, contou do diretor.
Ao G1, o Governo do Estado confirmou que os testes foram comprados para serem aplicados nas pesquisas realizadas nos municípios, com o objetivo de mapear o coronavírus no Piauí. De acordo com o diretor, os testes furtados fazem parte de uma reserva do Instituto e por isso não prejudicou o andamento da sexta fase da pesquisa que iniciou nesse sábado (30).
“Eles sabiam da existência desses testes na sala, pois nada mais foi levado e não entraram em outras dependências do Instituto. Durante a fuga, os bandidos levantaram a outra câmera para não serem filmados, porém a câmera da área externa flagrou o carro modelo Prisma retornando, às 1h36 , e entrando na garagem, em seguida o portão fecha. Eles passam mais 3 minutos e saem, sendo que um deles volta para fechar o portão”, revelou João Batista.
O diretor registrou boletim de ocorrência no 6º Distrito Policial e a equipe de perícia já esteve no Instituto Amostragem coletando informações. A investigação do caso foi encaminhado para o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). Nenhum suspeito foi identificado ou preso.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).
Fonte: G1 PI
- Empresário Zé do Rádio, de São Julião – PI, é encontrado morto na zona rural de Campo Grande - 3 de fevereiro de 2025
- Ana Maria Braga é picada por escorpião - 2 de fevereiro de 2025
- Idoso morre afogado após ficar preso em carro durante alagamento - 2 de fevereiro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial