Foto: Divulgação /PC-PI
Um jovem de 21 anos foi preso desse domingo (28), no município de Altos, suspeito de se passar por funcionário de banco para roubar cartões de créditos de idosos. O crime é conhecido como “golpe do motoboy” e, com ele, a polícia apreendeu 10 máquinas de cartão.
O suspeito é do estado de São Paulo e chegou ao Piauí no dia 21 de junho deste ano, com o objetivo de praticar o crime.
Segundo o delegado Matheus Zanatta, da Gerência de Polícia Especializada (GPE), o jovem era o responsável por ir até a casa das vítimas e levar os cartões. Ele utilizava o crachá do respectivo banco da vítima que é produzido em São Paulo.
“Uma pessoa liga para a vítima se passando por funcionário do banco e informa que o cartão foi clonado e diz que um funcionário do banco vai buscar o cartão para bloqueá-lo, ‘iniciar as investigações e passar para a polícia’. O golpista manda um comparsa ir até a casa da vítima. Na hora que ele pega o cartão, ele começa a fazer saques e passar em máquinas. Então, essa pessoa que foi presa é o que vai buscar o cartão”, explicou ao G1.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/H/n/v4sJbcRaycW2SrH7Vb0Q/whatsapp-image-2020-06-29-at-08.52.25.jpeg)
O delegado Anchieta Nery, da Delegacia de Crimes Virtuais, informou que pessoas que praticam esta modalidade de crime utilizam as máquinas de cartão para resgatar o dinheiro das vítimas e transferir para contas de empresas ‘fantasmas’.
“Eles sacam até o limite autorizado para aquela conta e usa essas maquinetas de empresas laranjas para passar mais dinheiro e fazer transações no crédito e débito, como se estivesse simulando compras. Eles criam empresas falsas, apenas para a prática deste crime, e cadastram para receber cartão de crédito e débito”, afirmou.
A polícia divulgou uma foto do suspeito, após a prisão, pedindo que mais vítimas o identifiquem e realizem a denúncia, caso tenham sido alvo do grupo criminoso.
O jovem iria voltar para São Paulo ainda no domingo (28), mas, poucas horas antes, foi preso pela polícia. Com ele, foram apreendidas dez máquinas de cartões de crédito. O suspeito confessou ter praticado o crime e alegou que todos os dias, desde que chegou ao Piauí, aplicou o golpe em pelo menos um idoso.
A polícia segue as investigações com o intuito de localizar e prender outras pessoas que participaram do crime, como os responsáveis por entrar em contato com as vítimas pelo telefone.
Fonte: G1 PI
- Acidente deixa um morto e dois feridos na rodovia entre Campo Grande do Piauí e Monsenhor Hipólito - 20 de junho de 2025
- Homem é preso por agressão contra a própria filha durante briga generalizada em Pio IX - 9 de junho de 2025
- Mulher desaparecida é encontrada morta em estrada vicinal em Alagoinha do Piauí - 9 de junho de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial