Teresina apresentou, pela primeira vez, uma queda no total de infectados pelo coronavírus, de acordo com a 12ª etapa da pesquisa sorológica realizada pela prefeitura da capital e divulgada nesta quarta-feira (8) pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). Segundo a pesquisa, em Teresina foram registrados 156 mil infectados, uma queda de 6% em relação à semana anterior.
De acordo com a pesquisa, o número de infectados caiu de mais de 167 mil para 156 mil. Os números são de pesquisas que foram realizadas com testagem em massa para coronavírus (mais de 900 pessoas), nos dois últimos finais de semana.
Segundo o prefeito de Teresina, os dados indicam que Teresina já passou pelo pico da doença, mas a situação ainda não é confortável. Ele destacou que está mantido o fechamento do comércio durante os finais de semana de julho e adiou o retorno de novos setores, que inicialmente estava previsto para o próximo dia 13, apenas para o dia 20 de junho.
O prefeito disse que a medida está sendo tomada porque, além do número de óbitos na capital que continua alto, muitas pessoas estão desrespeitando os decretos de distanciamento social e o comércio, segundo ele, está funcionando clandestinamente no Centro de Teresina nos últimos dias.
“Pela primeira vez, vemos uma tendência que não é de crescimento, mas de queda. Isso mostra que já passamos pelo platô [estagnação] no número de infectados e estamos vendo uma redução. Isso é uma evidência de que o pico foi atingido entre dia 21 de junho e 3 de julho. Mas não podemos relaxar, não podemos ser irresponsáveis. Estamos fazendo um pacto para uma retomada gradual e segura, mas se não for cumprido, o poder público, de forma responsável, pode retroceder. Não temos problema com isso. Se for para preservar a vida, fazemos qualquer coisa”, disse o prefeito.
Fonte: G1 PI
- Homem é encontrado morto em estrada no litoral do Piauí - 22 de dezembro de 2024
- Criminoso invade casa e mata homem com tiro na cabeça no Piauí; esposa e filha da vítima estavam em casa - 22 de dezembro de 2024
- Dois homens são executados em menos de 1h em Teresina; vítimas eram comparsas de assaltos - 21 de dezembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial