Moradores se reuniram na manhã desta quinta-feira (16) para conter um incêndio na vegetação às margens da BR-343, na entrada de Campo Maior, a 83 km de Teresina. Eles denunciam que a falta de Corpo de Bombeiros no município dificulta o combate às chamas.
Segundo a moradora Edilene Mota, ela, os filhos e mais três voluntários utilizaram enxadas, foices e galhos de árvores para diminuir o fogo, cuja fumaça incomodava quem vive ou trabalha próximo à entrada da cidade.
“Ninguém pode trabalhar no seu emprego normal aqui nas proximidades da BR-343. Hoje foi a manhã toda só de combate ao fogo. Todo ano temos muito prejuízo. Apelamos para as autoridades, mas nenhum tem esse compromisso”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/I/j/r26yDTRyeo34PHnPF6Iw/incendio.jpg)
De acordo com a moradora, algumas pessoas ateiam fogo na vegetação propositalmente durante esta época do ano. “Todo ano sofremos essas queimadas criminosas na região de Campo Maior, em especial na entrada da cidade. Pessoas tocam fogo, não sei por qual motivo, e não temos Corpo de Bombeiros. Então é muito sofrimento pra evitar uma tragédia maior”, destacou.
A Defesa Civil de Campo Maior reuniu brigadistas nessa quarta-feira (15) para discutir o combate aos incêndios durante o período mais seco do ano, quando a ocorrência de queimadas é mais comum na região. Entre agosto e outubro, é comum a capina e retirada de mato em locais de plantio.
Segundo a prefeitura do município, a população pode tomar medidas de prevenção e optar por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçar manualmente ou com máquinas, além do plantio direto. A Defesa Civil de Campo Maior disponibilizou o número (86) 98109-3172 para que a população ligue e informe sobre as queimadas.
Fonte: G1 PI
- Banco Mundial apoia projeto para soja sustentável no Nordeste - 31 de julho de 2020
- Família de mulher que foi morta asfixiada no Piauí pede justiça e diz ter medo que suspeito volte - 31 de julho de 2020
- Contaminação de abrigo com idosos e falta de médicos agrava situação em Picos e Floriano - 31 de julho de 2020
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial