Moradores da região da Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina, protestaram ateando fogo em galhos e interditando parte da Avenida Poti Velho, na manhã desta quarta-feira (19). De acordo com a Polícia Militar, uma operação de combate a ligações clandestinas de energia, por parte da Equatorial Energia, revoltou moradores.
O sargento Manoel Oliveira, do 13º Batalhão de Polícia Militar, disse que a Equatorial Energia chegou ao local por volta das 5h da manhã, em uma área de ocupação irregular, no Residencial Lindalma Soares.
“Eles fizeram cortes porque lá são ligações irregulares, é uma ocupação. Os moradores se revoltaram, tocaram em fogo em objetos, mas já foi tudo resolvido”, declarou o sargento.
Segundo ele, por volta de 8h os moradores negociaram com a polícia e aceitaram liberar a avenida. Ainda não há informações sobre a situação do terreno ocupado e nem quantas pessoas vivem no local. Também não há registro de feridos.
A Polícia Civil, que acompanha operações deste tipo, foi procurada pelo G1 e ainda não deu detalhes da ação. A Equatorial Energia informou em nota que fez o corte porque foram encontrados quase 200 pontos de ligações clandestinas no residencial. Leia a íntegra da nota:
Nota: Ligações Clandestinas Santa Maria da Codipi
A Equatorial Piauí informa que na manhã desta quarta-feira (19/08) realizou, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a retirada de ligações irregulares de energia elétrica em um terreno localizado nas margens da Av. Poty Velho, bairro Santa Maria da Codipi.
No local foram identificados mais de 200 pontos de ligação irregular à rede, sendo uma carga consumida de 30.000 kWh , provocando a oscilação da energia na região e gerando reclamações de queima de equipamentos pelos clientes regulares da Distribuidora.
Essas ligações irregulares, que formam as gambiarras, colocam em risco a vida da população nessas áreas por provocarem acidentes com consequências graves, inclusive fatais por choque elétrico e incêndios. Além disso, elevam as perdas de energia, causando prejuízos para toda a sociedade, afetando a qualidade da energia elétrica fornecida, provocando falta de energia e comprometendo a arrecadação de impostos utilizados para custear serviços públicos e investimentos.
Moradora relata necessidade de moradia
Os cortes na ocupação localizada no Residencial Lindalma Soares, próximo ao antigo posto fiscal da Santa Maria da Codipi, surpreenderam os moradores e geraram revolta. De acordo com a moradora Rafaela, os cortes começaram por volta de 5h.
“Eles vieram em vários carros, saíram cortando fios, teve confusão aqui dentro. Não teve aviso, só chegaram e cortaram e aqui tem famílias, muitas crianças. A gente estava dormindo”, contou.
“Tem muita gente aqui que não tem casa, mora de aluguel. Tudo bem que estamos clandestinamente, mas cadê o apoio da prefeitura pra nos ajudar? Não queremos briga, mas se estamos brigando é pela nossa moradia”, disse.
Fonte: G1 PI
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial