O Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos, a 315 km de Teresina, informou que vai instaurar sindicância para apurar denúncias de que profissionais da unidade estariam dopando pacientes para ter um tempo de descanso maior durante os plantões.
A denúncia se tornou pública após um comunicado interno do hospital, assinado no dia 31 de agosto, ser divulgado nas redes sociais. As coordenadoras dos setores onde o problema estaria acontecendo, e que escreveram o comunicado, foram afastadas. Entre outras orientações, o comunicado diz o seguinte:
“Houveram (sic) denúncias dos próprios pacientes conscientes e orientados e de outros profissionais que os pacientes estão sendo dopados durante a noite para que haja um tempo de descanso maior”.
A assessoria de comunicação da unidade informou que as duas profissionais continuam no hospital como plantonistas, mas foram afastadas das funções de coordenação, por terem feito o comunicado sem informar à direção.
De acordo com a assessoria do hospital, o comunicado que circulou foi feito pelas enfermeiras coordenadoras das Unidades de Terapia Intensiva e das enfermarias para pacientes com Covid-19. Não há ainda detalhes de quantos pacientes teriam sido dopados nessa situação e nem qual o estado de saúde destes.
Houve ainda no comunicado orientação quanto à devida atenção aos setores, porque, segundo o comunicado, as câmeras estariam registrando os profissionais de enfermagem por muito tempo usando seus aparelhos celulares fora dos setores de atendimento.
Diante da situação, uma portaria do último dia 2 de setembro, assinada pela diretora do hospital, Samara Rodrigues, revogou o comunicado, informando que as “irregularidades tratadas (…)” serão “apuradas individualmente, conferindo aos envolvidos o direito à ampla defesa e ao contraditório”.
Ainda não se sabe quais profissionais teriam cometido as irregularidades e que tipo de punições podem sofrer.
Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí informou que foram abertos procedimentos com vistas a averiguação dos fatos e encaminhamentos complementares na forma dos normativos do sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem. (Confira a nota completa no fim da matéria)
Leia abaixo a íntegra da nota do Hospital Justino Luz:
Nota do Conselho Regional de Enfermagem
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí vem a público manifestar-se acerca de matérias veiculadas na imprensa sobre supostas condutas que desatendem ao postulados éticos de profissionais de enfermagem do Hospital Regional Justino Luz, do município de Picos – PI, e informar que prontamente foram abertos procedimentos com vistas a averiguação dos fatos e encaminhamentos complementares na forma dos normativos do sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem.
Ressaltamos para a sociedade piauiense que os profissionais de enfermagem possuem formação técnica para prestar assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imprudência, negligência e imperícia, e em especial, os profissionais de enfermagem do Hospital Regional Justino Luz, apesar de todas as dificuldades enfrentadas durante a pandemia de COVID – 19, desempenham suas atividades com esmero e zelo.
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí tem intensificado ações de fiscalização do exercício profissional no sentido de garantir condições de trabalho dignas e uma assistência de Enfermagem com qualidade e excelência.
Fonte: G1 PI
- Empresário Zé do Rádio, de São Julião – PI, é encontrado morto na zona rural de Campo Grande - 3 de fevereiro de 2025
- Ana Maria Braga é picada por escorpião - 2 de fevereiro de 2025
- Idoso morre afogado após ficar preso em carro durante alagamento - 2 de fevereiro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial