Os policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental libertaram dez pássaros silvestres que eram mantidos em gaiolas na zona rural de Teresina durante uma operação no final de semana. As apreensões aconteceram nos povoados São Francisco, Santa Tereza e Árvores Verdes.
De acordo com a capitã Liliane, os animais foram encontrados com quatro pessoas que passaram pelos procedimentos cabíveis. Segundo ela, as pessoas flagradas tinham dois pássaros cada um. “Seria mais grave se notássemos que estavam vendendo as aves, por exemplo”, explicou.
As aves eram das espécies xexéu, bigode, canário da terra, sabiá e papa-capim, todos pássaros da fauna local. Segundo a Polícia Ambiental, eles foram apreendidos e libertados minutos depois. As gaiolas foram destruídas.
“Como é algo cultural, um hábito mesmo na zona rural, a gente orienta essas pessoas, buscas conscientizar”, explicou a capitã Liliane.
Ainda de acordo com a polícia, os pássaros foram liberados em um sítio da região. No local havia crianças, que os policiais convidaram para participar da soltura dos animais.
“A gente sempre procura um lugar com bastante água, bastante área verde, para libertá-los. E como havia crianças lá, a gente achou interessante que eles participassem, um esforço de conscientização também”, disse a capitã Liliane.
Fonte: G1 PI
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial