Há aproximadamente um ano, o mundo tem convivido com dúvidas, medos e incertezas com relação a um novo vírus que parou o mundo, o Sars-CoV-2, também conhecido como Covid-19 ou novo coronavírus. Com dados assustadores, esse novo vírus já atingiu cerca de 61.026.993 milhões de pessoas e já levou a óbito 1.432.817 milhões de pessoas que foram infectadas.
Em agosto foi confirmado por cientistas o primeiro caso de reinfecção por Covid-19, e, no intuito de ajudar os leitores do OitoMeia a identificarem o que é mito ou verdade quando o caso é reinfecção, conversamos com o médico infectologista e membro Centro de Operações de Emergência do Piauí (COE-PI), Bruno Ribeiro, para sanar algumas dúvidas.
1 – Tive coronavírus e me curei, posso andar sem máscara e abandonar o uso do álcool em gel?
BR: Não. Há o risco de contrair a infecção novamente e transmitir para outras pessoas.
2 – O que é reinfecção?
BR: Segundo a Organização Mundial da Saúde, é a situação na qual o indivíduo contrai infecção pelo novo coronavírus, recupera-se, apresentando exames negativos e posteriormente adquire nova infecção por um vírus com código genético diferente do anterior.
3 – Como acontece a reinfecção do novo coronavírus?
4 – Existem casos de infectados novamente pelo Covid-19 no Brasil?
BR: De acordo com os critérios que foram adotados pelo Ministério da Saúde e divulgados no final de outubro, ainda não existem casos de reinfecção confirmados no Brasil, mas há dezenas de casos em investigação no momento.
5 – O Piauí confirmou algum caso de reinfecção?
BR: Não. Foram enviadas amostras de pacientes suspeitos para o laboratório de referência nacional pelo LACEN e os resultados estão sendo aguardados.
6 – Há suspeitas de casos em Teresina?
BR: Sim.
7 – Quantos casos de reinfecção por Covid-19 já existe no mundo?
BR: De acordo com os critérios atualmente aceitos, existem cerca de 25 casos confirmados no mundo. Como trata-se de uma doença nova e com muitas pesquisas em andamento, pode ser que os critérios mudem e o número seja bem maior.
![](https://www.oitomeia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Aglomeracao.jpg)
8 – Como é feita a comprovação da reinfecção do Sars-Cov-2 ?
BR: É necessário enviar ao laboratório de referência as amostras de dois exames de RT-PCR realizados com pelo menos 90 dias de intervalo, cujo material tenha sido adequadamente conservado na temperatura recomendada. O código genético dos vírus é comparado e se houver diferenças entre uma amostra e outra estará confirmada a reinfecção. Portanto, essa pesquisa só é possível quando o diagnóstico foi feito com teste de biologia molecular (RT-PCR) nas duas vezes.
10- O que fazer se tiver novamente sintomas relacionados a Covid, mesmo já tendo pegado?
BR: Devem ser seguidos os mesmos procedimentos da primeira vez: procurar atendimento médico para avaliação clínica e exames que possam confirmar Covid-19 e caso seja confirmada, permanecer em isolamento pelo prazo indicado e seguir o tratamento que for prescrito.
Fonte: Oito Meia
- Empresário Zé do Rádio, de São Julião – PI, é encontrado morto na zona rural de Campo Grande - 3 de fevereiro de 2025
- Ana Maria Braga é picada por escorpião - 2 de fevereiro de 2025
- Idoso morre afogado após ficar preso em carro durante alagamento - 2 de fevereiro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial