O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 está cada dia mais perto: Faltam um mês e meio para o dia da primeira prova, marcada para 17 de janeiro. Para orientar os estudantes nesta reta final, pedimos ao professor de matemática Fernando Gomes dicas sobre como aproveitar os últimos dias de preparação de forma eficiente. Veja os conselhos do professor abaixo:
Respira, não pira
O primeiro conselho do professor é simples: respirar. Segundo ele, a proximidade do dia da prova faz com que muitos alunos intensifiquem a rotina de estudos, tentando estudar por mais horas, na tentativa de compensar o que não foi estudado ao longo do ano. Para o professor, essa ideia pode atrapalhar o estudante.
“Não é momento de desespero e intensificação da rotina. Essa sobrecarga pode gerar um quadro de ansiedade e de fadiga mental que, ao invés de colaborar, interfere no processo de aprendizado. Dessa forma, o adequado é apenas revisar o que for possível, focando em matérias estratégicas”, explicou.
Revisar é preciso
Para o professor Fernando Gomes, nesta altura do ano, o ideal é o estudante revisar os conteúdos estudados durante o ano respondendo questões. Outro método bastante recomendado é revisar por meio das provas do Enem de anos anteriores, que estão disponíveis no site do Inep.
- Planejamento diário – “Para otimizar o tempo restante até a data da prova, o estudante deve elaborar um planejamento, separando quantas questões será capaz de resolver por dia, delimitando por disciplinas e por conteúdo”
- Provas de anos anteriores – “Ao responder provas anteriores, o aluno consegue mensurar o nível da prova, além de adquirir agilidade quanto ao tempo”
- Olho no relógio! – “O estudante deve sempre estar acompanhado de um cronômetro, estabelecendo metas tanto quanto à quantidade de questões quanto ao tempo que levará para solucioná-las”
De olho na aprovação
O professor Fernando explica ainda que há duas opções de foco durante a escolha dos assuntos a serem revisados: focar nos conteúdos com mais dificuldade ou se pautar pelo curso em que almejam entrar, focando nos conteúdos que tenham um peso maior e garantam a aprovação.
- Foco nas dificuldades – “O estudante pode direcionar o seu estudo e, tendo em vista a limitação quanto ao tempo, estudar somente esses assuntos em que ainda sinta alguma dificuldade”
- Foco no objetivo – “A escolha das matérias a serem revisadas pautada no peso para o curso no qual o aluno almeja ingressar na Universidade. Para Medicina, por exemplo, a maioria das universidades valoriza Ciências da Natureza”
Fonte: G1 PI
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial