A conselheira Socorro Arraes, do 4° Conselho Tutelar em Teresina, teve que usar do próprio dinheiro para abastecer o veículo utilizado pelo órgão durante o resgate de uma criança de 4 anos que foi abandonada em um sítio localizado no Povoado Santa Teresa, que fica a 16 km da zona urbana da capital, na tarde da quinta-feira (17).
Procurada pelo G1, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) comunicou que ainda não teve conhecimento da redução no abastecimento de combustível nos veículos e que, se constatado a veracidade dos fatos, a empresa contratada será notificada. Leia a nota ao fim da reportagem.
Ao buscar a vítima, o motorista avisou a conselheira que o carro poderia parar de funcionar devido à falta de combustível.
“Na volta, o motorista disse que estávamos correndo risco de não terminar a demanda, porque o combustível pode acabar. Isso ao buscar a criança que foi abandonada pelo pai, que já tem um histórico de violência por parte da genitora, e já tinha estado em abrigo na cidade de Parnaíba”, afirmou Socorro.
O veículo falhou, mas conseguiu chegar a um posto de combustíveis. Socorro utilizou uma quantia de R$ 15 para abastecer e fazer com que o carro chegasse até o Conselho Tutelar.
“Depois de um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro começou a falhar, mas bem próximo tinha um posto de combustível e deu para a gente chegar”, relatou a conselheira.
“Tirei do meu bolso, porque a minha responsabilidade é zelar por crianças e adolescentes, até eles estarem protegidos, seguros e salvos”, completou Socorro.
A conselheira informou que, atualmente, os motoristas do Conselho Tutelar recebem R$ 90 a cada dois dias para abastecer os veículos, quantia, segundo ela, insuficiente para atender as demandas do órgão.
“Todos os conselheiros estão se queixando, porque não temos combustíveis e atendemos um território bem extenso”, disse Socorro.
Anteriormente, conforme a conselheira, os tanques dos carros eram abastecidos por completo duas ou três vezes por semana. Até o momento, Socorro Arraes não teve seu dinheiro ressarcido.
Confira a nota da Semcaspi:
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informa que ainda não teve conhecimento de forma oficial da redução no abastecimento de combustível nos veículos dos Conselhos Tutelares. No entanto, a Semcaspi esclarece que, constatando a veracidade,vai fazer a notificação da empresa locadora, considerando que os pagamentos estão devidamente regulares.
Fonte: G1 PI
- Morre papa Francisco aos 88 anos, diz Vaticano - 21 de abril de 2025
- Três jovens morrem após veículo que vinha de Campos Sales a Cansanção em São Julião capotar na BR-230; outros 3 foram socorridos em estado grave - 17 de abril de 2025
- Homem morre em grave acidente de moto em frente ao Vidal de Freitas em Picos; veja vídeo - 13 de abril de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial