Os pacientes clínicos com Covid-19 vindos de Manaus desembarcaram agora há pouco no aeroporto de Teresina. O prefeito Dr. Pessoa (MDB), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque e o superintendente do Hospital Universitário, médico Paulo Márcio Sousa Nunes fazem a recepção aos pacientes e familiares.
Eles vieram em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e houve atrasos devido a escassez de oxigênio em Manaus.
A Prefeitura montou logística de recepção com 28 profissionais, 11 ambulâncias e vans para o translado do aeroporto para o HU.
O médico Paulo Márcio informou que dos nove pacientes, dois deles estão em estado grave e vão precisar ir para UTI. Os sete restantes estão com quadro clínico estável.
A ambulância com os dois pacientes já chegou ao HU. Em seguida, o Samu inicia o deslocamento dos outros pacientes.
Gilberto Albuquerque disse que a prefeitura conseguiu uma estrutura maior para recebe-los e terá assistência desde o desembarque até a chegada ao HU.
Segundo Gilberto, a previsão do Ministério da Saúde era enviar 15 pessoas com Covid-19, mas houve falta de oxigênio.
Dr. Pessoa garantiu que a chegada dos pacientes não afetará a demanda de leitos em Teresina.
“Estamos preparados tecnicamente, mas humanamente falando. É a caraterística do povo do Piauí, de Teresina. Estamos preparados com folga para o recebimento de pessoas de Manaus ou de outros estados da federação. Nós iremos devolver ao povo de Manaus, ao povo do Amazonas, co-irmãos saudável e se houve necessidade ainda temos folga para receber outros que poderão vir não só de Manaus, mas de outros estados”.
Fonte: Flash Yala Sena e Natanael Sousa/ Cidade Verde
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial