As fortes chuvas que caíram nos últimos dias voltaram a danificar o trecho da rodovia PI-392, na região da Serra das Laranjeiras, Sul do Piauí. A enxurrada destruiu parte da via, impossibilitando a circulação de veículos e caminhões que passavam diariamente pelo local para realizar o escoamento da produção agrícola do cerrado piauiense.
Devido a situação, o trecho da rodovia, que fica próximo ao município de Currais, precisou ser interditado e os motoristas passaram a ser orientados a utilizarem rotas alternativas, como a Serra do Quilombo, BR-135 ou pelo município de Palmeira do Piauí.
O prefeito de Currais, Raimundo Sobrinho (Progressistas), disse ao Cidadeverde.com que, além de prejudicar o escoamento da produção agrícola, o rompimento da PI- 392 também deixou diversas comunidades do município ilhadas.
“Grande parte da nossa população ficou ilhada, isolada. Tem também a questão dos produtores do cerrado, porque prejudica bastante o escoamento da produção, haja vista que a transcerrados também está quase intrafegável por causa da chuva”, ressaltou.
O prefeito também destaca que em março do ano passado o mesmo trecho havia sido danificado durante o período chuvoso. Na ocasião, gestores da região e produtores rurais se uniram para realizar uma recuperação emergencial. “Depois dessa ação paliativa, os carros estavam até trafegando. Agora, a situação foi ainda pior do que no ano passado”, destacou o prefeito, que prometeu reforçar as reividincações junto ao governo do Estado para a recuperação definitiva da via.
Por meio de nota, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) confirmou a interdição do trecho da PI 392, na Serra das Laranjeiras. De acordo com o órgão, “as causas para o rompimento da pista estão diretamente relacionadas ao avanço do desmatamento e às alterações topográficas para receber plantio de grãos naquela região, ocasionando o desvio das águas pluviais em grande intensidade para o leito estradal”.
Ainda de acordo com o DER, equipes técnicas estão sendo deslocadas para a região para possibilitar o início dos reparos emergenciais.
Pavimentação
O Departamento de Estradas e Rodagens(DER) também informou que já existe um projeto para garantir a pavimentação asfáltica do trecho da PI- 392, na Serra das Laranjeiras.”[…] já existe convênio firmado entre o Governo do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento para a pavimentação asfáltica do trecho. O projeto aguarda aprovação da área de engenharia da Caixa Econômica Federal para proceder a licitação e dar início às obras”, diz a nota.
Confira a íntegra da nota do DER:
O Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI) informa que o trecho da PI 392, na Serra da Laranjeiras, está interditado devido aos impactos das fortes chuvas que castigam a região nos últimos dias.
O órgão explica que as causas para o rompimento da pista estão diretamente relacionadas ao avanço do desmatamento e às alterações topográficas para receber plantio de grãos naquela região, ocasionando o desvio das águas pluviais em grande intensidade para o leito estradal.
Técnicos do DER-PI estão em deslocamento para o local para avaliar a situação e iniciar reparos emergenciais no trecho. Vale ressaltar que já existe convênio firmado entre o Governo do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento para a pavimentação asfáltica do trecho. O projeto aguarda aprovação da área de engenharia da Caixa Econômica Federal para proceder a licitação e dar início às obras.
Até que seja solucionado o problema, os veículos podem buscar rotas alternativas, como Serra do Quilombo, pela BR 135, ou pelo município de Palmeira do Piauí.
Fonte: Natanael Souza/ Cidade Verde
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial