Fotos feitas por moradores de Cajueiro do Praia, litoral do Piauí, registraram a presença de lixo queimado e até seringa em praias do município, em especial na praia da Ponta do Sardim. Ainda não se sabe qual a origem do material.
“Quem anda com frequência na praia, como eu, percebe a grande quantidade de lixo em várias praias, como Cajueiro, Barrinha, Barra Grande, Ponta do Sardim… É uma tristeza ver um litoral que é tão pequeno e não é cuidado como deveria”, disse um morador.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/t/G/6q5ZL7QdC6DleHY4RRiw/lixo-praia-1.png)
Segundo ele, moradores e donos de estabelecimentos, muitas vezes, jogam lixo diretamente na praia. Deste vez, contudo, o registro foi feito na quarta-feira (28) e tinha lixo queimado e até uma seringa com agulha, o que oferece riscos aos banhistas e aos animais marinhos e que circulam pela praia.
“Tentaram destruir o lixo, queimar o que ficou na praia, mas sobrou uma seringa. Isso é muito perigoso e um total descaso com o lugar”, disse.
Prefeitura pede conscientização
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/4/m/LKAIMLTMGkffK3ahNn0A/cata-lixo1.jpg)
Segundo o prefeito do município de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro (Republicanos), limpezas periódicas são realizadas pela prefeitura, mas é preciso que as pessoas não joguem lixo nas praias, para manter os locais limpos.
“Estamos periodicamente limpando as praias, fazendo o possível, estamos mobilizando alunos da rede municipal, a juventude, para tirar o lixo ao longo das praias do município, para minimizar a problemática que já vem ao longo do tempo. Queremos efetivar políticas públicas nesse sentido. Fizemos em Barra Grande, Cajueiro, em toda a orla, então estamos fazendo. Mas também precisamos da conscientização das pessoas”, disse.
Lixo em praias do Nordeste
Toneladas de lixo que apareceram na orla do Rio Grande do Norte e Paraíba desde o dia 16 de abril estão sendo analisadas por especialistas. Amostras deverão ser enviadas pelos estados para contribuir na perícia do material e investigação sobre a origem e responsabilidade pelo dano ambiental. A Polícia Federal apura o caso e ainda não se sabe qual a origem do lixo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/4/U/JF4ZraQteQvBQrjY6GiA/fernanda3.jpg)
Entre materiais encontrados, há inclusive seringas descartáveis. Ao todo, são 20 toneladas de lixo recolhidas em ambos os estados.
Uma ação conjunta do Consórcio Nordeste busca contribuir com estados e municípios e não se restringe aos afetados até agora, “uma vez que o lixo marinho é um problema mundial e o aparecimento de material no RN e PB – assim como outros fenômenos semelhantes – podem atingir os demais Estados da região”.
Fonte: G1 PI
- Micro ônibus com romeiros se envolve em acidente após motorista sofrer mal súbito em Jaicós - 3 de maio de 2025
- Grave acidente entre Vila Nova e Alegrete do Piauí deixa um morto na BR-316 - 1 de maio de 2025
- Pneus de carro de sãojuliãoense são furtados durante festa de aniversário de Alegrete do Piauí - 30 de abril de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial