O médico oncologista Sabas Carlos Vieira faz um alerta para o aumento de casos graves de câncer durante a pandemia da covid-19. Segundo ele, muitos pacientes no estágio inicial da doença deixaram de procurar ajuda médica e acabaram tendo o quadro agravado e, até mesmo, morrendo por complicações que poderiam ser evitadas.
“A demanda dos pacientes na procura dos consultórios ainda não voltou ao normal. No ano passado, tivemos muitos casos de pacientes com tumores avançados porque ficaram, mesmo apresentando sintomas, sem procurar ajuda médica. Novamente, de abril pra cá, a gente viu muitos casos de tumores avançados, muitos pacientes deixando de fazer os seus exames de rotina e com isso aumentando o número de pacientes com tumores avançados”, alertou.
O especialista também destaca que, em grande parte dos casos, as chances de cura são maiores quando o tratamento é feito logo no início.”A gente sabe que, para alguns tumores, essa perda da janela de oportunidade de tratar um tumor pequeno é muito pequena. Um ou dois meses fazem uma diferença muito grande no prognóstico do paciente, ou seja, a chance do paciente ficar curado ou a doença ficar fora de controle”, explicou Sabas Vieira.
Com o avanço da vacinação e a queda no número de casos e óbitos, o médico oncologista faz um alerta para a importância do acompanhamento preventivo nas mais diversas especialidades médicas, nas redes pública e particular.
“Tanto o sistema público quanto o privado estão adotando todas as medidas de contenção da pandemia, em termos do que é recomendado pelas autoridades sanitárias”, destacou Sabas Vieira.
Fonte: Natanael Souza/ Cidade Verde
- EUA confirma ataque à Venezuela e captura de Nicolás Maduro - 3 de janeiro de 2026
- Jovem morre em acidente de motocicleta na PI-243, entre Padre Marcos e Belém do Piauí - 14 de dezembro de 2025
- Bolsonaro fica inelegível até 2060 após fim de processo no STF - 25 de novembro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial



