A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta sexta-feira (17), a distribuição de 30 mil doses da vacina da Pfizer exclusivas para adolescentes aos municípios piauienses.
Segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, estes imunizantes, que foram retirados da chamada “reserva técnica”, serão aplicados exclusivamente em adolescentes de 12 a 17 anos que possuem deficiência permanente.
Mesmo com a orientação do Ministério da Saúde de suspender vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a Covid no Brasil, o secretário Florentino afirma que o Piauí não seguirá a determinação e vai avançar na vacinação. O Plano Nacional de Imunizanção montou cronograma das prioridades entre o público da faixa etária de 12 a 17 anos.
Inicialmente, será a vez dos adolescentes com deficiência permanente receberem a primeira dose da vacina da Pfizer. Em seguida, os que possuem comorbidades. Depois gestante e puérperas, em seguida os que estão privados de liberdade e, por últimos, o que não possuem comorbidades.
O Piauí tem um público estimado de 543.299 adolescentes. “É um direito dos adolescentes serem vacinados. Estamos aqui no Piauí fazendo esse gesto, mesmo não tendo recebido vacina exclusiva direcionada para este público, já estamos distribuindo, tirando da nossa reserva técnica, pois entendemos que os jovens, essas crianças, têm o direito de receber mais rapidamente essa vacina”, afirma Florentino.
O governo do Piauí informou ontem que fará uma compensação de vacinas. Com a aquisição de 500 mil doses da Coronavac, o estado vai poder destinar a vacina da Pfizer prioritariamente aos adolescentes.
Fonte: Izabella Pimentel/ Cidade Verde
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial