Uma chuva de granizo e um temporal deixaram estragos na cidade de Picos, Sul do Piauí, na tarde desta sexta-feira (12). Tetos de lojas caíram e o telhado de um posto de combustíveis foi arrancado pelo vento.
De acordo com a meteorologia, o fenômeno foi provocado por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que estava sobe a região Nordeste.
“O Vcan é o sistema atmosférico que provoca a chuva de granizo. Ele distribui umidade por onde passa e se movimenta de forma giratória. Toda cidade que estiver na borda do giro de um Vcan tem a tendência de ter formação de nuvens de crescimento rápido e é nesse processo que os topos das nuvens congelam e formam a chuva de granizo”, explicou o meteorologista Werton Costa.
Fonte: G1 PI
- Casal de idosos é morto a facadas dentro de casa em Araripina; suspeito foi preso pela Polícia Militar - 23 de outubro de 2025
- Motorista morre após colidir contra muro na zona rural de Picos - 13 de outubro de 2025
- Mulher é morta em Simões e ex-companheiro é apontado como principal suspeito - 28 de setembro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial



