Aos 48 anos e após finalizar o Ensino Médio através do Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2019, a dona de casa Elzida Gomes finalmente “entrou em uma sala para fazer a prova do Enem”, depois de duas tentativas anteriores, em que mesmo inscrita, Elzilda não conseguiu sequer chegar ao local da prova.
Segundo ela, os filhos também foram responsáveis por incentivar a mãe a se inscrever e estudar para os dois dias de prova.
“Terminei o terceiro ano pelo EJA e fui incentivada a estudar pelos meus filhos, a estudar para o Enem e então comecei a estudar. Mas só agora, depois de três anos que consegui entrar em uma sala para fazer a prova do Enem”, contou a dona de casa.
Entretanto, o susto após um acidente doméstico em setembro onde fraturou a mão esquerda fez com ela acreditasse que mais uma vez ia perder a prova, e assim adiasse o sonho de cursar psicologia.
“Quando sofri o acidente, que quebrei a mão, pensei: ‘De novo. Perdi a prova do Enem 2021’; porque até então, eu não tinha nem previsão de quando ia tirar os ferros do meu braço e estava me incomodando muito, mas graças a Deus deu tudo certo”, lembrou ela.
Elzilda conta também que a sua inscrição serviu de estímulo para filha Mariana Carvalho, que desistiu do Enem 2020 no primeiro dia de prova.
Além da coincidência das duas fazerem a prova pela primeira vez, outro fato chamou bastante atenção na história, após conferir o local, as duas iriam fazer a prova na mesma sala. Neste domingo (28), as duas voltarão a fazer prova juntas.
Preparação conjunta para o Enem
Mariana lembrou que a mãe gostava de estudar sozinha, principalmente após terminar o Ensino Médio, mas em alguns momentos as duas compartilhavam conteúdos e falavam sobre o tema da redação:
“Ela sempre estudou por si só depois que terminou o ensino médio, e a gente sempre compartilhava assuntos sobre redação e o que poderia cair na prova, assistia aula juntas também”, lembrou Mariana.
Coincidência causou surpresa
De acordo com Mariana, fazer o Enem 2021 com a mãe foi bem tranquilo, apesar do espanto de muitos candidatos e pais que acompanhavam os filhos durante a manhã, já que eles acreditavam que a mãe estava ali apenas para acompanhar a filha e ficaram surpresos ao descobrir que Elzilda também iria fazer a prova.
“Tinha algumas mães que pensaram que era só eu que ia fazer e ela estava me acompanhando, esperando o portão abrir para poder ir embora no caso. Até descobrirem que ela também ia fazer”, contou a estudante.
Expectativa para o segundo dia
A dona de casa já está na expectativa pelo segundo dia de prova, neste domingo (28), e disse que está feliz só em conseguir entrar na Universidade Federal do Piauí para realizar a prova, mas assumiu que em alguns momentos pensou em desistir:
“A expectativa é a melhor possível para a prova. Tenho estudado bastante, mas sempre bate aquele nervosismo de não cair o assunto que estudei. Mas a gente fica na melhor expectativa possível, então tenho me preparado, me preparei esses três anos”, contou a candidata.
Fonte: G1 PI
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial