PI NewsPI News
  • Página Inicial
  • Municípios
  • Piauí
  • Mundo
  • Polícia
  • Economia
  • PI Tv
  • Baixe Nosso App
  • Fale Conosco
Notificação Mostre mais
Últimas notícias
Médico morre após colisão entre motocicletas no Piauí
Piauí
Colisão frontal entre motocicletas deixa duas pessoas mortas no Piauí
Piauí
Adolescente de 17 anos morre afogado ao tentar atravessar barragem no interior do Piauí
Piauí
Paciente e médico se acusam de agressão após confusão em hospital no Piauí
Piauí Polícia
Carreta com ração tomba próximo a penitenciária e deixa dois feridos no interior do Piauí
Piauí
aa
PI NewsPI News
aa
  • Baixe Nosso App
  • Siga-nos No Instagram
  • Curta Nossa Página
  • PI Tv
Procurar
  • Página Inicial
  • Municípios
  • Piauí
  • Mundo
  • Polícia
  • Economia
  • PI Tv
  • Baixe Nosso App
  • Fale Conosco
Siga-nos
© 2019 - 2023 PI News. Todos os direitos reservados. Implementação, Estilização CSS e Manutenção Breno Luis
PI News > Piauí > Nuvem prateleira cobre o céu da cidade de Itainópolis; Piauí segue em alerta para chuvas intensas
Piauí

Nuvem prateleira cobre o céu da cidade de Itainópolis; Piauí segue em alerta para chuvas intensas

PI News
Ultima atualização: 2021/12/26 at 7:56 PM
Por PI News
Compartilhar
2 leitura mínima
Compartilhar
Foto: Reprodução
FacebookWhatsAppEmail

Um fenômeno conhecido como ‘nuvem prateleira’ cobriu o céu na cidade de Itainópolis, na tarde deste domingo (26). Ele costuma acontecer quando o tempo está bem fechado, podendo ser associado também a tempestades.

Segundo o climatologista Werton Costa, o fenômeno é resultado da entrada de umidade no Piauí. Ele se forma porque o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem. O movimento acelerado, ocorrido em alguns casos, produz ventos fortes, que acontecem antes da tempestade propriamente dita.

“Uma nuvem de prateleira é geralmente curva ou semicircular e se sobressai como uma prateleira a partir de uma nuvem pai (geralmente uma nuvem de tempestade). As shelf clouds formam-se quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio”, explicou o climatologista.

Piauí em alerta para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para 182 municípios piauienses. O avisou iniciou às 9h25 deste domingo (26) e encerra às 10h desta segunda-feira (27).

A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a100 km/h. Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

“Esse alerta é resultado da atuação das Zonas de Convergências do Atlântico Sul (ZCAS), mesmo fenômeno que vem provocando chuvas intensas na Bahia, mas no Piauí será com menos intensidade”, explicou o climatologista.

Até sábado (25), o estado estava em alerta amarelo na região Centro-Norte, com previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Fonte: G1 PI

  • Sobre
  • Últimos Posts
PI News
PI News
Veículo de Comunicação da Região de Picos
PI News
Últimos posts por PI News (exibir todos)
  • GENTE EM EVIDÊNCIA | O conceituado professor Edelson Silva e sua esposa, Mônica Macedo, celebram o 1º aninho de sua filha Maria Ísis - 24 de fevereiro de 2026
  • EUA confirma ataque à Venezuela e captura de Nicolás Maduro - 3 de janeiro de 2026
  • Jovem morre em acidente de motocicleta na PI-243, entre Padre Marcos e Belém do Piauí - 14 de dezembro de 2025

Siga-nos no Instagram @pinewsoficial

TAGGED: alerta, céu, Chuvas, Cidade, cobre, da, de, Em, intensas, itainópolis, Nuvem, Pará, Piauí, prateleira, segue
PI News 26 de dezembro de 2021
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Link de cópia Imprimir
Por PI News
Seguir:
Veículo de Comunicação da Região de Picos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *






Postagens Relacionadas

Piauí

Médico morre após colisão entre motocicletas no Piauí

Por Benta Josefa
Piauí

Colisão frontal entre motocicletas deixa duas pessoas mortas no Piauí

Por Benta Josefa
Piauí

Adolescente de 17 anos morre afogado ao tentar atravessar barragem no interior do Piauí

Por Benta Josefa
Facebook Twitter Pinterest Youtube Instagram
Nota Informativa

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Portal PI News. Os demais, não representam necessariamente a opinião desse veiculo, meio de comunicação e são de plena e total responsabilidade de seus autores.

Fale Conosco
contato@pinews.com.br
+55 89 99773547


© 2019 – 2024 PI News. Todos os direitos reservados. Implementação, Estilização CSS e Manutenção Breno Luis

Baixe Nosso App Disponível na Google Play
Baixe Nosso App Disponível na Google Play Store

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?