O governo do estado decretou situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, que abrange as cidades de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí. As cidades estão sofrendo após os níveis dos rios aumentarem devido às fortes chuvas nos últimos dias.
Pelo menos 12 famílias estão desalojadas e três desabrigadas. O decreto de emergência foi publicado no Diário Oficial no final da tarde desta segunda-feira (27) e tem vigência de 90 dias.
De acordo com o documento, ficam autorizadas obras e serviços necessários para providências urgentes no atendimento da situação com hipótese de dispensa de licitação.
O decreto também autorizou a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução; convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, também sob a coordenação da Defesa Civil.
O governador Wellington Dias determinou que os órgãos estaduais trabalhem integrados para oferecer apoio necessário às comunidades, dentre eles: Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) e Corpo de Bombeiros.
“Em Uruçuí, por conta dos temporais, o Rio Parnaíba vem subindo de nível e inundando algumas casas construídas abaixo da lâmina. Mesmo sem uma demanda formal da Prefeitura, nos colocamos à disposição e estamos auxiliando no que for preciso, inclusive publicando Decreto de Emergência para as três cidades nas próximas horas”, afirma o governador Wellington Dias.
Com o rompimento da PI-247, que liga Uruçuí a Ribeiro Gonçalves, o DER-PI também encaminhou equipes para avaliar a situação e executar os reparos necessários para garantir trafegabilidade e segurança após a redução do nível das águas.
“Estamos acertando solução emergencial de deslocamento de ponte móvel, enquanto os técnicos estudam uma medida definitiva para este trecho da rodovia”, acrescenta o governador.
A ponte móvel deverá ser montada por uma equipe do 2º Batalhão de Construção e Engenharia (BEC), que está se deslocando para a região para ver a viabilidade do projeto. A previsão é que cheguem ao local ainda hoje, mas o resultado da avaliação ocorrerá somente nesta terça-feira (28) pela manhã.
O Corpo de Bombeiros de Floriano e a Sasc também estão em alerta para apoiar ações nas comunidades e oferecer atendimento às pessoas desabrigadas ou que estão em casas alagadas. Ainda não há registro de famílias atingidas em Ribeiro Gonçalves. Já Baixa Grande do Ribeiro possui residências localizadas em áreas de risco.
Doze famílias desalojadas
Ainda de acordo com o secretário de infraestrutura de Uruçuí as cheias do Rio Parnaíba deixaram 12 famílias desalojadas em Uruçuí e na região rural da cidade, e pelo menos três casas, duas delas na cidade e uma na zona rural, desmoronaram por conta das chuvas.
Segundo Ribamar Mateus, não houve vítimas, e as famílias atingidas foram alojados em casas de familiares ou abrigadas em casas alugadas pela prefeitura.
“O que está acontecendo com a gente é uma coisa atípica. Essa época não é de ter enchente. E o que está acontecendo é um volume de chuvas muito grande na Bahia, no Sul e Sudoeste do Piauí, que está fazendo o rio transbordar. Aqui em Uruçuí já tem várias pessoas que estão desalojadas. Teve alguns desmoronamentos, mas já está todo mundo sendo atendido”, disse o secretário.
Fonte: G1 PI
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial