A Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas, no Centro de Picos, Sul do Piauí, foi furtada seis vezes desde que as aulas presenciais foram retomadas, há menos de três semanas. Segundo a diretora da escola, a professora Maria da Cruz Cardoso, o primeiro furto aconteceu já no primeiro dia de aulas presenciais, em 21 de fevereiro.
Os criminosos aproveitam o muro baixo dos fundos da escola para invadir o terreno e furtar os canos e fios de cobre que alimentam os compressores das centrais de ar condicionado, que ficam danificados, e os fios das paredes, deixando as salas de aula sem climatização e sem energia elétrica.
Os outros cinco furtos aconteceram todos no intervalo dos últimos sete dias, durante a noite.
Câmeras de segurança da escola registraram os criminosos andando pela área externa, pelos corredores e pátios da escola.
Segundo a diretora, a escola conta com um vigilante noturno, mas ele trabalha uma noite e folga na seguinte. Assim, o local passa metade da semana desprotegido. As câmeras de segurança não inibem os furtos, e uma delas foi danificada pelos criminosos.
“Eu faço um apelo para o Governo do Estado, à Secretaria de Educação, para que olhe para essas escolas. Depois de dois anos de pandemia, quando retornamos ao chão da escola, de forma presencial, a escola é alvo de furtos”, disse a diretora Maria da Cruz.
Em nota, a Seduc informou que os objetos furtados da escola serão repostos a partir do registro dos Boletins de Ocorrência. Segundo a diretora da escola, todos os crimes foram devidamente registrados na delegacia de Picos. Leia a nota da Seduc no fim desta reportagem.
A Policia Militar informou que faz rondas frequentes na região onde fica a escola Desembargador Vidal de Freitas, e que o serviço de inteligência do 4º Batalhão de Polícia Militar irá analisar as imagens das câmeras para tentar identificar e prender os criminosos.
Nota da Seduc na íntegra:
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que a Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas possui vigia e câmeras de segurança, e a partir do registro do Boletim de Ocorrência, a unidade administrativa da Seduc fará a reposição do material roubado. A Seduc informa ainda que as aulas estão acontecendo normalmente, que acionará a Secretaria de Segurança Pública para reforçar o policiamento no entorno da escola.
Fonte: G1 PI
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial