A Prefeitura do município de Curral Novo do Piauí, localizada no sul do estado, declarou situação de emergência por conta da estiagem que atinge o município. O documento foi assinado pelo prefeito Abel Francisco de Oliveira Junior no dia 18 de abril e publicado no Diário Oficial dos Municípios na edição do dia 19 de abril.
De acordo com o texto, as poucas chuvas dos últimos 90 dias afetaram diretamente os açudes e reservatórios do município, que não foram reabastecidos e estão com volumes baixos.
Em razão disso, a capacidade hídrica da cidade não é suficiente para atender as necessidades dos moradores quanto ao acesso à água potável própria para o consumo humano e animal. Além de não suprir a demanda para a produção agrícola.
A Prefeitura de Curral Novo acrescentou ainda a dificuldade financeira do município em dispor de recursos para prestar socorro às famílias prejudicadas pela estiagem.
Diante da situação, o prefeito Abel Francisco declarou situação de emergência em toda a extensão territorial da cidade pelos próximos 180 dias e que as despesas decorrentes de ações preventivas do decreto decorrerão da Dotação Orçamentária de reserva de contingência, autorizando-se o desencadeamento de ações emergenciais de respostas aos desastres, até o restabelecimento da normalidade.
Fonte: Rebeca Lima/ Cidade Verde
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial