O Governo do Estado decretou nesta quarta-feira (17) situação de emergência em virtude da seca em 41 municípios do Piauí. O problema está ocorrendo em municípios do semiárido, que compreendem o Território da Serra da Capivara, Vale do Canidé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vales dos Rios e Itaueira.
O decreto foi assinado pela governadora do estado, Regina Sousa (PT), e tem vigência de 180 dias, no qual os órgãos acionados e as entidades da administração pública, dentro dos respectivos campos de competência e vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, adotem de medidas necessárias à restauração da normalidade.
Com os decretos de emergência, os gestores públicos podem solicitar recursos ao Governo Federal ou Estadual para socorrer a população e amenizar a situação de estiagem.
Estiagem e seca
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/a/j/YvdhzySP6vT6zHx3eL8Q/mapa1.jpg)
Segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), a estiagem é um período prolongado de baixa ou nenhuma chuva em que a perda de umidade do solo é maior do que a reposição de umidade.
Já a seca caracteriza uma situação mais grave, em que a estiagem é ainda mais longa, e dura um período suficiente para causar provocar desequilíbrio hidrológico na região.
Fonte: G1 Pl
- EUA confirma ataque à Venezuela e captura de Nicolás Maduro - 3 de janeiro de 2026
- Jovem morre em acidente de motocicleta na PI-243, entre Padre Marcos e Belém do Piauí - 14 de dezembro de 2025
- Bolsonaro fica inelegível até 2060 após fim de processo no STF - 25 de novembro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial



