O proprietário de uma loja de compra e venda de veículos em Teresina foi preso nesta quarta-feira (26) em Timon (MA), durante a Operação Rota Caipira, deflagrada pela Polícia Federal contra o tráfico internacional de drogas.
A prisão preventiva ocorreu durante cumprimento de mandado expedido pela 1º Vara Federal de Araguaína (TO). Um segundo empresário do Maranhão, alvo da operação, mas não foi localizado.
Ao todo,195 ordens judiciais, sendo 28 mandados de prisão preventiva e 95 ordens de busca e apreensão em 13 estados, além de sequestro de bens. A Operação Rota Caipira apura o tráfico de cocaína produzida na Bolívia, no Peru e na Colômbia que eram transportadas para o Brasil.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou a apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores que podem totalizar R$ 300 milhões.
Os mandados foram cumpridos nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Mato grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Ceará, Goiás.
Investigados por lavagem de dinheiro
Os dois empresários com mandados de prisão foram alvos da Operação Mormaço, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em 2021, contra sistema de lavagem de dinheiro no Piauí e Maranhão.
Na época, o empresário preso foi alvo apenas de mandados de busca e apreensão. Já o outro que está foragido chegou a ser preso.
As investigações da Operação Mormaço comprovaram que a organização criminosa tinha um sistema de lavagem de dinheiro sofisticado, com a utilização de empresas para o escoamento dos valores resultantes de negócios com o comércio de drogas ilícitas, armas de fogo, veículos e peças de automóveis, além de outras atividades.
Fonte: G1 Pl
- Criança de 8 anos vítima de acidente que matou pais em Jacobina do Piauí morre em Teresina - 18 de novembro de 2024
- Ex-zagueiro do Fluminense-PI morre em acidente de carro - 17 de novembro de 2024
- Foragido por homicídio é preso nove anos após o crime em Picos; polícia encontra moto adulterada em abordagem - 17 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial