A Unidade Escolar Domingos Alves Pereira, escola municipal em Matias Olímpio, 237 km ao Norte de Teresina, foi flagrada utilizando baldes de margarina como filtros de água durante fiscalização da Operação Educação, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) entre 24 e 26 de abril.
Os resultados das ações foram divulgados na quarta-feira (3). Procurada, a Prefeitura de Matias Olímpio não foi encontrada para comentar a situação.
A chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE Piauí, Carolline Leite, informou que a escola não tem água encanada, que os recipientes filtravam a água fornecida por uma fonte na região e que depois a água era refrigerada e disponibilizada para os alunos.
“Conforme informações coletadas pelos auditores, o abastecimento de água não é feito pela rede pública. A água para o consumo é transportada para escola, a partir de uma fonte localizada na região, depois é filtrada em depósitos de margarina e colocada no bebedouro para resfriar. Não há certificado de potabilidade da água”, explicou.
Ao todo, 40 escolas da rede pública de ensino, localizadas em 30 cidades do estado, foram vistoriadas e em apenas uma escola foi constatado o certificado de potabilidade da água.
A Operação Educação envolveu 55 técnicos no trabalho externo e outros nove na sala de comando, coordenando o trabalho das equipes em campo.
O trabalho aconteceu em todo o país, simultaneamente, em uma força-tarefa de 32 Tribunais de Contas, coordenados pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), visitando 1.082 escolas, em 537 cidades brasileiras.
Fonte: G1 PI
- Correios anunciam vazamento na base de dados cadastrais dos usuários - 26 de junho de 2025
- Acidente deixa um morto e dois feridos na rodovia entre Campo Grande do Piauí e Monsenhor Hipólito - 20 de junho de 2025
- Homem é preso por agressão contra a própria filha durante briga generalizada em Pio IX - 9 de junho de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial