Um caminhoneiro de 27 anos, não identificado, foi autuado por portar 20 comprimidos de Nobésio Extraforte para consumo pessoal pelos Policiais Rodoviários Federais na BR 343, em Teresina (PI), na manhã da última terça-feira (30). Segundo a PRF, o veículo trafegava de Mossoró (RN) com destino à Porangatu (GO).
Conforme os policiais, a abordagem ocorreu durante fiscalizações de rotina e ao realizarem os procedimentos de verificação, a equipe identificou algumas irregularidades referentes ao descanso do motorista profissional, definidas em legislação específica. Ele foi questionado sobre a presença de possíveis substâncias ilícitas no veículo.
De acordo com a PRF, ele apresentou, à equipe, uma embalagem de vidro, localizada dentro de uma garrafa, na qual constavam 20 comprimidos de Nobésio Extraforte. Também conhecido como “rebite”, o nobésio é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono e como forma de prolongar o tempo acordado e permitir que dirijam por longas distâncias.
No entanto, em um período curto a médio prazo, a utilização do rebite pode causar alterações visuais e perceptivas em indivíduos. Se esse uso estiver relacionado a um motorista a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar graves acidentes.
Diante dos fatos, foi constatada a ocorrência de Porte de droga para consumo pessoal. Na ocasião, foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento do Art. 28 da Lei. 11.343/06. O homem se comprometeu a comparecer em audiência judicial referente à prática delituosa.
Fonte: Meio Norte
- Prefeito sofre tentativa de atropelamento em visita a comunidade e cancela evento no Piauí - 14 de setembro de 2024
- Governo quer extinguir o saque-aniversário do FGTS - 13 de setembro de 2024
- Prefeito de Simões é seguido, denuncia ameaça de morte e pede providências - 13 de setembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial