O engenheiro civil do Piauí, José Francisco Vieira, faz parte do grupo que estava a bordo do helicóptero que sofreu um acidente na região amazônica, entre os estados do Pará e Amapá. Ele encontra-se em situação de desaparecimento desde o dia 16 de agosto, quarta-feira passada. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) confirmou essa informação em comunicado divulgado nesta sexta-feira (18/08).
José Francisco Vieira possui uma carreira de mais de 30 anos como servidor da Funai e atualmente trabalha na unidade descentralizada de Manaus, localizada no Amazonas. Lá, ele desempenha atividades de campo. Ele é natural do município de São Miguel do Tapuio, situado a 225 km de Teresina.
A Funai também comunicou que as autoridades competentes já deram início às operações de busca na área, mas até o momento, não há dados disponíveis sobre a localização da aeronave e seus ocupantes. A instituição mantém contato com outros órgãos envolvidos no processo de busca e resgate.
Relembre o caso
Na tarde de quarta-feira, 16 de agosto, um helicóptero com três ocupantes desapareceu na Floresta Amazônica do Amapá, de acordo com informações da Funai. A tripulação era composta pelo engenheiro da Funai, um tenente-comandante e um mecânico. Os indivíduos foram identificados como José Francisco Vieira, engenheiro da Funai, Josilei Gonçalves de Freitas, tenente-coronel, e o mecânico conhecido como Gabriel.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o pouso estava programado para ocorrer aproximadamente duas horas após a decolagem.
Confira nota na íntegra
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanha o trabalho de busca a um helicóptero da empresa Sagres, contratada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará, que está desaparecido desde a última quarta-feira (16) com os seguintes ocupantes: o engenheiro da Funai José Francisco Vieira, o comandante Tenente Coronel Josilei Gonçalves de Freitas e o mecânico Gabriel.
De acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, a equipe fazia inspeção de pistas de pouso na região da Terra Indígena Parque do Tumucumaque, e decolou do polo base Bona, na Aldeia Maritepu, às 12h. O grupo deveria ter chegado a Macapá (AP) às 14h de quarta-feira.
Após serem acionadas, as autoridades competentes começaram as buscas na região. Conforme a Sesai, ainda não há informações relativas à aeronave e aos passageiros. A Funai segue em contato com outros órgãos empenhados nas buscas.
Fonte: 180 graus
- Morre papa Francisco aos 88 anos, diz Vaticano - 21 de abril de 2025
- Três jovens morrem após veículo que vinha de Campos Sales a Cansanção em São Julião capotar na BR-230; outros 3 foram socorridos em estado grave - 17 de abril de 2025
- Homem morre em grave acidente de moto em frente ao Vidal de Freitas em Picos; veja vídeo - 13 de abril de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial