Um macaco foi flagrado “raptando” filhotes de cães e gatos de residências do bairro Emaús, no município de Picos. O Cidadeverde.com apurou que o animal tem rondado a região desde a última sexta-feira (15).
Em vídeos gravados por populares, o primata é visto montado em cães e levando os filhotes para o topo de árvores. Uma moradora, que preferiu não ser identificar, relatou que o animal não aparenta agressividade.
“A gente já escutou relatos do macaco invadindo residências, mexendo nas plantas. Já faz um tempo que ele está no bairro e agora anda circulando com o gatinho. Tentei tomar, mas ele não solta por nada. Ele é mansinho, dócil, a gente fica perto dele”, afirmou a moradora.
Os populares suspeitam é que o animal era criado em ambiente doméstico e foi devolvido a natureza recentemente. Apesar disso, o macaco ainda estaria circulando no meio urbano, fora do seu habitat natural.
Outra moradora ressaltou a preocupação com segurança do macaco, temendo maus-tratos ao animal. “Vocês não imaginam, mas tem gente atrás desse macaco na região. Eu já fiquei sabendo e isso é um perigo, meu coração fica cortado”, disse.
A Companhia do Corpo de Bombeiros do município informou ao Cidadeverde.com que recebeu diversas chamados de populares sobre a presença do macaco na região, mas que ainda não conseguiu efetuar a captura do animal.
A orientação é que a população evite o contato e a captura do animal por conta própria, devendo sempre comunicar a situação aos órgãos competentes.
Apesar da semelhança, o Cidadeverde.com apurou que o animal não se trata do Chico, macaco apreendido em duas oportunidades na cidade de Corrente após ser flagrado lavando louças, roupas e amolando faca.
Isso porque Chico vive atualmente em viveiros, passando por uma readaptação e acompanhado por uma equipe de biólogos para avaliar a relação com outros animais da espécie e uma nova soltura em área a ser definida no futuro.
Fonte: Paula Monize e Breno Moreno/ Cidade Verde
- Morre papa Francisco aos 88 anos, diz Vaticano - 21 de abril de 2025
- Três jovens morrem após veículo que vinha de Campos Sales a Cansanção em São Julião capotar na BR-230; outros 3 foram socorridos em estado grave - 17 de abril de 2025
- Homem morre em grave acidente de moto em frente ao Vidal de Freitas em Picos; veja vídeo - 13 de abril de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial