Os moradores de Paulistana, no Piauí, enfrentaram diversos estragos por conta de uma forte chuva acompanhada de vendaval nesta terça-feira (26), horas após a cidade registrar temperatura de 39° C. Um circo itinerante ficou destruído, assim como telhados e forros de casas e estabelecimentos comerciais.
Os ventos ultrapassaram os 60 km/h em Paulistana e derrubaram muros, destelhou casas e destruiu o forro de um escritório. Ainda segundo a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), esse tipo de chuva é considerado normal para esta época. “É possível que esses eventos extremos se repitam, porque são chuvas de verão”, disse.
Um dos maiores estragos aconteceu com o Circo dos Anões (foto acima), que está na cidade. O circo estava armado e preparado para uma apresentação, mas o vento derrubou a lona do picadeiro e espalhou as cadeiras.
Nas redes sociais, nesta quarta-feira (27), os membros do circo publicaram vídeos em que relatam a situação difícil em que ficaram após a queda do circo, e fizeram apelos por ajuda. Esta foi a segunda vez em pouco tempo que o circo deles cai: último episódio foi no dia 28 de novembro, em Campo Grande do Piauí.
“Sessa vez não sobrou nada, perdemos tudo. desa vez estou passadn para pedir uma ajuda a vocês, meus seguidores e amigos. Tem um recém-nascido no circo, tem meu pai… não temos mais nada”, disse Dayane Gomes, artista circense.
Segundo a climatologista Sara Cardoso, uma grande massa de umidade vinda do litoral foi lançada para o interior do estado e se chocou com o calor, e esse encontro provocou a chuva.
“Esse vórtice lançou a umidade de uma vez sobre nosso território, que está muito quente. O ar sbiu de uma vez, para as camadas mais altas da troposfera, e ocorreram essas chuvas fortes, alterações de vento”, comentou Sara Costa.
Fonte: G1 PI
- Procon apreende mais de 300 botijões de gás e autua farmácias sem farmacêuticos e supermercados com produtos vencidos no Piauí - 4 de fevereiro de 2025
- Homem é preso suspeito de agredir e ameaçar suas duas namoradas no Piauí - 4 de fevereiro de 2025
- Caminhoneiro é morto pelo próprio veículo desgovernado no Piauí - 3 de fevereiro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial