Os municípios de Caracol, Elesbão Veloso, Júlio Borges, Arraial, Santo Inácio do Piauí e Parnaíba, no Piauí, serão contemplados com a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Ao todo, serão entregues 280 novas ambulâncias para 247 municípios em 24 estados do Brasil. Esses novos veículos substituirão unidades que têm sete anos de uso. Nos próximos dias, outras 25 Unidades de Suporte Básico serão entregues, sendo três destinadas a cidades do Piauí.
A aquisição das novas ambulâncias se deu por meio de investimentos do Governo Federal, R$ 89 milhões, através do Novo PAC, programa que, na saúde, vai possibilitar a universalização de serviços essenciais na rede pública, como é o caso do Samu. O Ministério da Saúde estima que mais 6,6 milhões de pessoas passem a receber cobertura de emergência. Em quatro anos, a cobertura vai passar de 87,3% para 90,4% da população brasileira, ampliando o acesso a esse serviço que estava estagnado desde 2017.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde. O serviço pode ser acessado pelo número “192”, que oferece orientações à população e envia veículos tripulados por equipes especializadas.
O presidente Lula reforça que a assistência médica é prioridade para a atual gestão. “Tomamos a decisão de que o Estado brasileiro tem que assumir a responsabilidade de cuidar do seu povo. É para isso que criamos o Samu, para dar conforto. Ninguém pode morrer por falta de assistência!”, alertou.
A ministra da Saúde lembra o papel desempenhado pelo SAMU 192 no atendimento à população. “É um dos programas mais bem avaliados pelo povo brasileiro, segundo as pesquisas. Um programa que tem como especialidade salvar vidas”, pontuou.
“Nosso compromisso é modernizar em torno de 60% da frota do Samu nos próximos anos. Temos atualmente ambulâncias com muito tempo de uso, algumas de 10 anos atrás”, disse Nísia. “Com novos equipamentos, podemos atender de forma adequada e segura as pessoas em todo o Brasil”, acrescentou, lembrando que o serviço de urgência conta hoje com 80 mil profissionais em atuação.
Fonte: Ministério da Saúde
- Jovem ciclista morre após ser atropelado e arrastado por caminhonete no Piauí - 20 de novembro de 2024
- Quatro pessoas morrem em acidente entre carro e caminhão no Piauí; pai, mãe e filhos - 20 de novembro de 2024
- Suplente de vereador do Piauí condenado por estupro de vulnerável é preso em Brasília - 20 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial