Cinco anos após o surgimento da covid-19, que gerou uma das maiores crises sanitárias da humanidade e deixou quase 7 milhões de mortos em todo o mundo, outro surto viral na China vem sobrecarregando o sistema de saúde do país e já desperta a atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS). Autoridades de saúde locais e a imprensa atribuem o surto a um vírus pouco conhecido, chamado metapneumovírus humano (HMPV).
Os sintomas causados por ele são semelhantes ao das gripes comuns e alguns cientistas dizem que ele pode ser tão contagioso quanto o coronavírus.
Vídeos nas redes sociais mostram as redes hospitalares do país lotadas. Alguns usuários alegam que a doença se trata de uma mistura de vírus múltiplos.
Apesar da atenção da OMS, a doença é considerada sazonal no país e geralmente ocorre entre o inverno – que na China começa em 21 de dezembro e termina no dia 20 de março – e o início da primavera, a partir de 21 de março.
O público que vem apresentando os sintomas gripais causados pelo vírus são crianças de cinco anos ou menos, idosos ou pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
Fonte: SBT News/ Cidade Verde
- Adolescente de 16 anos é apreendido suspeito de matar homem com cortes no pescoço e nas costas no Piauí - 24 de abril de 2025
- Homem morre afogado ao tentar atravessar riacho em município do Piauí - 23 de abril de 2025
- Motociclista morre após ser arrastado 30 m no Piauí; motorista do carro foge sem prestar socorro - 23 de abril de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial