Cerca de 500 kg de peixes transportados ilegalmente foram apreendidos na quinta-feira (23), na PI-140, localidade Serra Vermelha, em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí. A operação foi realizada durante uma ação conjunta das operações Piracema e Força Total.
Segundo a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), a equipe avistou uma caminhonete coberta por lonas durante o patrulhamento de rotina. Após dar ordem de parada e inspecionar o veículo, foi constatado que a carga — composta por espécies como tilápia, piau, carpa e tucunaré — havia sido retirada do Rio São Francisco, em Remanso (BA), e seria transportada até Ribeiro Gonçalves (PI).
A atividade foi caracterizada como crime ambiental, estando em desacordo com a legislação vigente. Toda a carga foi apreendida e posteriormente doada à Secretaria de Assistência Social, responsável por distribuir os peixes às famílias cadastradas no município.
Além disso, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi emitido contra o responsável pela carga.
De acordo com a Polícia Militar, a ação reflete o compromisso da corporação em proteger o meio ambiente e combater práticas predatórias, especialmente durante o período da piracema, essencial para a reprodução dos peixes.
O que diz a lei?
A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) prevê que a pesca, transporte ou comercialização de peixes em períodos de defeso, como a piracema, configura crime ambiental. As penalidades incluem multas e até detenção, dependendo da gravidade da infração.
Fonte: Cidade Verde
- Jovem é morto a tiros dentro de casa no Piauí após troca de mensagens por WhatsApp - 3 de julho de 2025
- Homem suspeito de estuprar e engravidar a própria neta é preso no Piauí - 3 de julho de 2025
- Homem morre após perder controle da motocicleta e colidir com poste em município do Piauí - 3 de julho de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial