Mais de 100 pneus remoldados foram apreendidos na quarta-feira (28), durante fiscalização do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) em lojas de artigos automotivos e motopeças, em Floriano, a 246 km ao Sul de Teresina. O material tem a comercialização proibida e foi retirado de circulação.
Conforme o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, os 116 pneus apreendidos são do tipo “remoldado”, pois foram reformados e não atendem as normas do órgão e do Código de Trânsito Brasileiro. Por conta disso, são proibidos para comercialização em veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores.
O diretor-geral explicou ainda que o uso de pneus irregulares pode gerar graves acidentes de trânsito, além de prejuízos financeiros ao consumidor. “É o barato que pode sair muito caro no fim das contas”, ressaltou Júnior Macedo.
Multa pode chegar a R$ 1,5 milhão
A multa para a comercialização de pneus remoldados pode chegar a R$ 1,5 milhão, a depender do grau, da reincidência e do porte da empresa que realiza as vendas.
Segundo o Imepi, o consumidor que suspeitar de irregularidades dos produtos adquiridos pode enviar uma denúncia, tirar dúvida e fazer reclamações através do aplicativo Fala Consumidor ou por meio do telefone da ouvidoria do órgão: (86) 9 9456-1921.
Fonte: G1 PI
- Adolescente de 16 anos morre após ser atingido por carreta no Piauí - 26 de julho de 2025
- Mais de 600 kg de drogas são apreendidos em compartimento secreto de caminhão em Picos; homem é preso - 26 de julho de 2025
- Criminoso morre baleado ao voltar para pedir senha de celular roubado - 26 de julho de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial