PI NewsPI News
  • Página Inicial
  • Municípios
  • Piauí
  • Mundo
  • Polícia
  • Economia
  • PI Tv
  • Baixe Nosso App
  • Fale Conosco
Notificação Mostre mais
Últimas notícias
Detran-PI fixa valor de exame médico e psicológico e limita cobrança a R$ 180
Piauí
Jovem de 22 anos é morto a tiros no interior do Piauí; polícia investiga disputa entre facções
Piauí Polícia
GENTE EM EVIDÊNCIA | O conceituado professor Edelson Silva e sua esposa, Mônica Macedo, celebram o 1º aninho de sua filha Maria Ísis
Entretenimento Francisco Macêdo Municípios Padre Marcos Piauí Simões Vila Nova do Piauí
Coração de menina que morreu em acidente no PI é transplantado em bebê no CE
Geral
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Economia Geral
aa
PI NewsPI News
aa
  • Baixe Nosso App
  • Siga-nos No Instagram
  • Curta Nossa Página
  • PI Tv
Procurar
  • Página Inicial
  • Municípios
  • Piauí
  • Mundo
  • Polícia
  • Economia
  • PI Tv
  • Baixe Nosso App
  • Fale Conosco
Siga-nos
© 2019 - 2023 PI News. Todos os direitos reservados. Implementação, Estilização CSS e Manutenção Breno Luis
PI News > Geral > Correios anunciam vazamento na base de dados cadastrais dos usuários
Geral

Correios anunciam vazamento na base de dados cadastrais dos usuários

PI News
Ultima atualização: 2025/06/26 at 7:17 PM
Por PI News
Compartilhar
4 leitura mínima
Compartilhar
Foto: Reprodução
FacebookWhatsAppEmail

Cadastrados nos Correios receberam, nesta quarta (25), um comunicado da empresa sobre uma vulnerabilidade no sistema que causou um vazamento de dados pessoais, como nome, CPF, email, data de nascimento e número de celular.

A empresa afirma que 2% da base de cadastro foi atingida, e que senhas ou credenciais não foram expostas. Também diz que já implementou medidas de segurança adicionais e que notificou a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), conforme exigido pela legislação.

David González, especialista em segurança da informação da Eset, empresa de antivírus, explica que esse tipo de vazamento é comum e não permite acesso direto a contas bancárias. Porém, segundo ele, cibercriminosos conseguem utilizar essas informações para aplicar golpes financeiros.

“Um exemplo claro é o golpe recente que usava o nome dos Correios e simulava um site quase idêntico ao oficial para convencer usuários a pagarem uma falsa taxa de importação. Muitos dos SMS enviados já traziam o primeiro nome da vítima, o que aumenta a sensação de legitimidade”, explica.

Sobre a segurança de manter uma conta nos sistemas dos Correios, o especialista diz que é preciso observar como a empresa lida com o incidente. “No caso em questão, o envio proativo de uma notificação aos usuários é um sinal positivo, pois indica que há uma política de transparência”, diz.

Em comunicado aos usuários, os Correios dizem que informaram seus clientes em conformidade com o artigo 48 da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que obriga os controladores a tornar pública, de forma imediata, a natureza dos dados expostos, as informações sobre os titulares envolvidos, as medidas de segurança tomadas e os riscos relacionados ao incidente.
Nas redes sociais, usuários publicaram a nota recebida.

O QUE FAZER SE MEUS DADOS FORAM EXPOSTOS?

David recomenda que usuários redobrem a atenção com comunicações inesperadas, especialmente as que pedem cliques ou dados pessoais. “Evite acessar links enviados por SMS, email ou aplicativos de mensagem sem verificar sua origem”, diz.

A recomendação é sempre digitar manualmente o endereço oficial da empresa -neste caso, correios.com.br- e checar se a informação procede.

“Também vale ativar a verificação em duas etapas em todos os serviços que permitirem, manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados e contar com uma solução de segurança confiável e bem configurada para bloquear possíveis ameaças”, acrescenta o especialista.

A Kaspersky, empresa de segurança digital, também recomenda utilizar serviços para monitoramento de CPF, que avisam se o número da vítima estiver circulando pela internet, e aplicativos que notificam sempre que uma compra online é feita em seu nome.

Uma opção é o sistema Registrato, do Banco Central, que permite fazer consultas de empréstimos e financiamentos, informar bancos onde a pessoa tem conta e cartão de crédito, além de listar as chaves Pix registradas.

Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América, orienta o uso de um email alternativo em cadastros mais simples e pontuais, para não colocar em risco a conta associada a bancos, redes sociais e serviços governamentais.

“Além disso, evite indicar seu nome real e endereço residencial. Minta seus dados pessoais, sem culpa, exceto para o caso de operações de compra”, diz o diretor.

Fonte: Folhapress/GABRIELA CECCHIN

  • Sobre
  • Últimos Posts
PI News
PI News
Veículo de Comunicação da Região de Picos
PI News
Últimos posts por PI News (exibir todos)
  • GENTE EM EVIDÊNCIA | O conceituado professor Edelson Silva e sua esposa, Mônica Macedo, celebram o 1º aninho de sua filha Maria Ísis - 24 de fevereiro de 2026
  • EUA confirma ataque à Venezuela e captura de Nicolás Maduro - 3 de janeiro de 2026
  • Jovem morre em acidente de motocicleta na PI-243, entre Padre Marcos e Belém do Piauí - 14 de dezembro de 2025

Siga-nos no Instagram @pinewsoficial

TAGGED: anunciam, base, cadastrais, Correios, dados, de, dos, na, usuários, Vazamento
PI News 26 de junho de 2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Link de cópia Imprimir
Por PI News
Seguir:
Veículo de Comunicação da Região de Picos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *






Postagens Relacionadas

Piauí

Detran-PI fixa valor de exame médico e psicológico e limita cobrança a R$ 180

Por Benta Josefa
PiauíPolícia

Jovem de 22 anos é morto a tiros no interior do Piauí; polícia investiga disputa entre facções

Por Benta Josefa
EntretenimentoFrancisco MacêdoMunicípiosPadre MarcosPiauíSimõesVila Nova do Piauí

GENTE EM EVIDÊNCIA | O conceituado professor Edelson Silva e sua esposa, Mônica Macedo, celebram o 1º aninho de sua filha Maria Ísis

Por PI News
Facebook Twitter Pinterest Youtube Instagram
Nota Informativa

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Portal PI News. Os demais, não representam necessariamente a opinião desse veiculo, meio de comunicação e são de plena e total responsabilidade de seus autores.

Fale Conosco
contato@pinews.com.br
+55 89 99773547


© 2019 – 2024 PI News. Todos os direitos reservados. Implementação, Estilização CSS e Manutenção Breno Luis

Baixe Nosso App Disponível na Google Play
Baixe Nosso App Disponível na Google Play Store

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?