Com 100% dos leitos ocupados, governo suspende cirurgias eletivas por 32 dias no Piauí

BRAGANÇA PAULISTA, SP, 02.03.2021 - Equipe médica durante tratamento de paciente com Coronavírus na UTI do Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista (SP). Bragança Paulista, no interior de SP, está em situação crítica por conta do avanço da contaminação por Coronavírus. As UTIs locais estão lotadas e a cidade adota medidas restritivas. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Foto: Reprodução

As cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais nos hospitais da rede pública do Piauí estão suspensos a partir desta segunda-feira (29). A medida, anunciada hoje pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), vale pelos próximos 32 dias, até 30 de abril.

Segundo o governo do Estado, com a determinação ficarão mantidos apenas os procedimentos ambulatoriais de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação, demais procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, procedimentos cardíacos e neurocirúrgicos. 

Segundo o Superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, chegou-se ao consenso de suspender mais uma vez as cirurgias devido a atual taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid em Teresina e interior, que é de 100%. 

“Considerando ainda a grande dificuldade de aquisição de insumos e fármacos para os pacientes que se internam em UTI Covid e que também são utilizados nos centros cirúrgicos, resolvemos suspender as cirurgias”, afirmou.

De acordo com o superintendente, fica a critério do Diretor da unidade de saúde a suspensão dos ambulatórios e a realocação dos servidores.

A suspensão dos procedimentos faz parte das ações do Governo Do Piauí para intensificar as medidas de contenção da propagação do novo coronavírus e preservar a prestação de serviços das unidades hospitalares do Piauí.

Decreto

O governador Wellington Dias assinou, na sexta-feira (26), o Decreto N.º 19.550 que define medidas restritivas sobre o funcionamento de atividades econômicas no Estado do Piauí. A partir de terça-feira (30) até o próximo domingo de Páscoa (4) tais estabelecimentos devem permanecer fechados, com algumas exceções.

Fonte: Hérlon Moraes/ Cidade Verde

Siga-nos no Instagram @pinewsoficial
Inscreva-se em Nosso Canal

Deixe um Comentário

Loading Facebook Comments ...