Foto: Reprodução
Uma mulher identificada como Maria das Dores, de 58 anos, faleceu após a casa onde residia ser atingida por um raio durante uma forte chuva na noite dessa quinta-feira (30). O caso aconteceu na Localidade Pedra Miúda, Zona Rural de Batalha.
Em entrevista ao G1, a técnica de enfermagem Rosário Soares, do Hospital Local Messias de Andrade Melo, informou que a vítima foi levada pelo filho que também estava na residência. O rapaz relatou que uma descarga elétrica atingiu a casa, faltou energia e que a mãe, em seguida, sofreu uma queda e bateu a cabeça em uma pia.
“Por volta de 20h, o filho trouxe a mulher para o hospital já sem vida. Ele disse que um raio atingiu a casa, queimou toda a fiação e que ela sofreu uma queda, bateu a cabeça e morreu. O rapaz acrescentou ainda que a mãe sofreu um choque”, comentou.
Entretanto, os médicos responsáveis pelo atendimento da vítima apontaram traumatismo craniano como a causa da morte, devido à forte pancada que a mulher sofreu.
Durante a noite de quinta-feira (30), de acordo com o climatologista Werton Costa, houve uma grande incidência de raios em toda a região Norte do Estado. Principalmente na região do Vale do Longá, na região Centro-Norte do Piauí, que compreende a cidade de Batalha.
Segundo Werton Costa, a região é coberta anualmente por um grande corredor de nuvens bastante altas, as chamadas “cumulonimbus”, que facilitam a incidência de raios. As nuvens são criadas pela junção das altas temperaturas, naturais para a região, e uma grande quantidade de umidade que viaja do oceano até o Piauí, através do Ceará.
“Por isso, a região do Vale do Longá, que compreende municípios como Batalha, Esperantina, Luzilândia, Porto, Barras, Campo Largo, Piracuruca, Piripiri por exemplo, tem alta concentração de descarga elétricas”, disse o climatologista.
Nos últimos anos quatro anos, o G1 registrou quatro casos de pessoas mortas ao ser atingidas por raios no Piauí. Os casos aconteceram em Luzilândia em 2019, em Água Branca em 2018, em José de Freitas em 2017 e em Itainópolis em 2016. Todos os casos aconteceram em janeiro, e três deles em municípios da região do Vale do Longá.
Fonte G1 PI
- Homem é condenado a 15 anos de prisão por matar ex-mulher ao vê-la com namorado em Picos - 6 de dezembro de 2024
- Vídeo: chuva de granizo surpreende moradores das cidades de Paulistana e Acauã - 6 de dezembro de 2024
- Idoso é atacado e morto por vaca na zona rural de Araripina - 28 de novembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial