Venezuelanos em Centro Social, na Zona Norte de Teresina — Foto: Rafaela Leal/G1 PI
Os refugiados venezuelanos que estão em abrigos da Prefeitura de Teresina foram testados para Covid-19 nesta segunda-feira (25). De acordo com a Secretária Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), há três abrigos na capital, os testes foram obtidos em uma parceria com a Secretaria Estadual em Assistência Social (Sasc) e foram aplicados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Segundo o Sistema Único de Assistência Social (Suas), a testagem faz parte das ações de assistência aos imigrantes, que integram o Protocolo de Acolhimento. Além dos exames, foi disponibilizado aos venezuelanos um curso de prevenção e combate ao coronavírus.
“Orientações diárias são dadas pelas nossas equipes, bem como a disponibilização de equipamentos de proteção individual, para que a saúde seja preservada”, explicou a gerente de Proteção Social Especial da Semcaspi, Mayra Veloso.
Dentre os cuidados adotados, conforme a Semcaspi, houve também, no final de abril, a transferência de 60 venezuelanos do Centro Social Urbano do Buenos Aires para o antigo prédio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER), com o objetivo de evitar aglomerações.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/x/r/mA900uQWOsLJC6sA9DLw/111116798-gettyimages-1203704692.jpg)
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).
Fonte: G1 PI
- Criança de 8 anos morre após pai perder controle de caminhão em Isaías Coelho - 9 de julho de 2025
- Ambulância de Campo Grande do Piauí colide com vaca na BR-316 no povoado Bem-te-vi - 9 de julho de 2025
- Correios anunciam vazamento na base de dados cadastrais dos usuários - 26 de junho de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial