Testes furtados do anexo da FMS — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Piauí
Um agente de portaria foi preso nesta segunda-feira (1º) suspeito de furtar 30 testes, lancetas e reagentes para Covid-19 do anexo da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo a Polícia Civil, os exames estavam sendo negociados por R$ 32 a unidade.
Segundo o delegado Tales Gomes, coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), o agente trabalha em um anexo do Procon, situado no Balão do São Cristóvão, na Zona Leste de Teresina. Neste mesmo prédio há um anexo da Fundação Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresina, local de onde foram furtados os produtos.
“O crime ocorreu na noite de quinta-feira (28), quando o agente estava cumprindo escala de serviço e teve acesso à sala onde estavam guardados vários desses testes. Recebemos a denúncia na manhã desta segunda-feira, de que ele estava vendendo os testes por R$ 32 a unidade, fizemos a investigação e localizamos a casa dele, no bairro Aeroporto”, informou o delegado.
O delegado revelou que 30 testes foram recuperados. O agente de portaria foi conduzido para a sede do Greco, onde prestou depoimento. Ele responderá por furto qualificado.
O Greco disponibiliza o número de telefone 86 99991-0455 para denúncias anônimas.
Furto de testes em instituto
O Greco também investiga o furto de 480 testes para Covid-19 da sede do Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem, no bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina. Segundo o diretor João Batista Mendes Teles, a câmera de segurança registrou dois bandidos encapuzados e com uma mochila chegando em um carro, por volta das 0h20 de sexta-feira (29).
Os criminosos furaram o muro, arrombaram a janela do Instituto e tiveram acesso a uma sala onde estavam os testes reservas. Os exames foram comprados pelo Governo do Estado para serem aplicados nas pesquisas realizadas nos municípios, com o objetivo de mapear o coronavírus no Piauí.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/x/r/mA900uQWOsLJC6sA9DLw/111116798-gettyimages-1203704692.jpg)
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).
Fonte: G1 PI
- Correios anunciam vazamento na base de dados cadastrais dos usuários - 26 de junho de 2025
- Acidente deixa um morto e dois feridos na rodovia entre Campo Grande do Piauí e Monsenhor Hipólito - 20 de junho de 2025
- Homem é preso por agressão contra a própria filha durante briga generalizada em Pio IX - 9 de junho de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial