A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta segunda-feira (13) o resultado da Operação Caapora, realizada de 28 de junho a 7 julho. A ação de combate ao desmatamento e tráfico de produtos florestais aconteceu no Piauí, Maranhão, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso, nos limites que correspondem a região denominada “Amazônia Legal”.
Em torno de duas semanas os policiais flagraram mais de 2,2 mil metros cúbicos de madeira e carvão vegetal irregulares sendo transportados em rodovias federais. Conforme a PRF, os produtos florestais estão avaliados em mais de R$ 2 milhões. A Operação Caapora III também recuperou três veículos roubados, três armas de fogo com munições e somou 31 flagrantes de crimes ambientais e outros delitos.
De acordo com a PRF, somadas as outras fases, chamadas de Caapora I e II, o total de madeira apreendida chega a 6.403 metros cúbicos, equivalente a 127 caminhões carregados ao máximo de sua capacidade. Durante as três ações, foi apreendido cerca de 340 quilos de drogas, 33 armas de fogo e 450 pessoas por crimes diversos, especialmente ambientais.
O nome da operação tem origem da língua tupi, que significa “aquilo ou aquele que vem do mato”. A Operação Caapora faz parte dos conjuntos de objetivos de proteção ambiental da Operação Verde Brasil 2, desencadeada pelo Governo Federal na Amazônia Legal.
Fonte: G1 PI
- Grave acidente envolvendo moto e carro deixa uma vítima fatal na BR-343 no Piauí - 22 de dezembro de 2024
- Motorista de aplicativo é encontrado morto dentro de carro com tiro nas costas no Piauí - 22 de dezembro de 2024
- Homem é encontrado morto em estrada no litoral do Piauí - 22 de dezembro de 2024
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial