A Vigilância Sanitária apreendeu, na manhã desta quarta-feira (26), 171 quilos de carne bovina clandestina em um açougue na Zona Sul de Teresina. O material foi encontrado durante uma blitz de fiscalização do órgão em locais que comercializam esses alimentos.
Segundo a Vigilância, a carne do estabelecimento não apresentava carimbo de inspeção. Sem o carimbo, não é possível constatar as condições em que o boi foi abatido e a qualidade do produto, ou seja, se ele está adequado para o consumo humano.
Foram retidos 66 quilos de corte dianteiro e 105 kg de traseiro do animal. Todo o material foi destruído em um matadouro privado na capital.
Regularização da carne
A gerente da Vigilância Sanitária, Jeanyne Seba, explicou como o animal deve ser abatido. “Em um local regularizado, o animal passa primeiro por uma verificação do médico veterinário antes de ser abatido e depois todo o processo realizado dentro de todo um padrão higiênico em que o animal fica suspenso, evitando a sua contaminação durante todo o processo”, contou.
As carcaças e vísceras devem passar por uma inspeção. “A carcaça e suas vísceras passam por vistorias para detectar qualquer tipo de doença. Depois elas são carimbadas pelo médico veterinário e ele emite um certificado para que o produto possa ser comercializado”, explicou a gerente.
Fonte: G1 PI
- Empresário Zé do Rádio, de São Julião – PI, é encontrado morto na zona rural de Campo Grande - 3 de fevereiro de 2025
- Ana Maria Braga é picada por escorpião - 2 de fevereiro de 2025
- Idoso morre afogado após ficar preso em carro durante alagamento - 2 de fevereiro de 2025
Siga-nos no Instagram @pinewsoficial